7 de outubro de 2011

Novos conceitos em Supermercado Americano


Rede americana adota FLV no centro da loja. E não é por acaso.

Por Redação SM - 19/09/2011
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Rede norte-americana com cerca de 100 lojas no Arizona, Texas, Colorado e Califórnia, a Sprouts Farmers Market tem um layout de loja que favorece muito a seção de hortifrútis. Ela fica em uma área bastante nobre de seus supermercados: ocupa literalmente o centro das lojas. E, por uma razão bastante simples. Dali o consumidor é jogado para os demais departamentos. A escolha do FLV (Fruta, Legumes e Verduras) para essa localização se justifica pelo fato de que o setor é campeão de vendas, a exemplo do que normalmente ocorre nos estabelecimentos voltados à compra de reposição. 

Quem frequenta a loja de Culver City, localizada na Califórnia, no condado de Los Angeles, pode observar bem essa característica. Inaugurada em junho do ano passado, a filial possui cerca de 1.700 metros quadrados de área de vendas e comercializa aproximadamente 40 mil itens. Suas vendas mensais chegam a US$ 400 mil. Para definir o mix dessa unidade, foi observado o perfil da clientela, bastante diversificado. A partir disso, foram incluídos alguns produtos, como os alimentos naturais. Segundo Doug Sanders, presidente da rede, declarou em reportagem publicada na revista Progressive Grocer, não havia nenhuma loja nos arredores que vendia esse tipo de alimento. 

Outra característica do layout é a possibilidade de enxergar toda a loja de qualquer lugar da área de vendas. De todos os cantos, por exemplo, o consumidor visualiza a seção de açougue. Os lácteos são outro departamento fácil de encontrar quando se está percorrendo o supermercado. Nessa área, observa-se a presença de um celeiro, que faz parte da comunicação visual da loja cujo conceito é de remeter a uma fazenda. 

Hortifrútis
Localizada na área central do supermercado, a seção responde por 20% a 30% das vendas. A estratégia para esse departamento é unir preço baixo, variedade e serviços. O sortimento do FLV conta com cerca de 200 a 250 itens. Desse total, 70 são orgânicos, adquiridos preferencialmente de produtores locais. Nessas versões, a Sprout procura aplicar uma margem menor ao preço de vendas para elevar o volume, compensando a redução no percentual de lucro.
No hortifrútis, o cliente pode experimentar qualquer produto. Basta apenas pedir a um funcionário. A orientação é cortar qualquer fruta que o consumidor queira. Para isso, a rede mantém da abertura da filial até o fechamento da loja um colaborador capaz de responder qualquer dúvida sobre os produtos vendidos na seção. 

As frutas, legumes e verduras são entregues pelos fornecedores seis vezes na semana. Há planos de inaugurar um depósito para estocar esses produtos, o que permitirá realizar melhores negociações em função do aumento do volume de compras. 

Sortimento diferente
Responsável por 15% das vendas da loja de Culver City, o açougue tem um sortimento amplo que inclui, por exemplo, carne de frango orgânica. O setor funciona no sistema de serviço, pelo qual o cliente pede para cortar na hora o seu pedido. Para a rede, trata-se de uma seção que também atrai público para a loja. 

Também se destaca no Sprout a área de alimentos a granel. Nela, são oferecidos cerca de 200 itens, incluindo castanha, frutas, doces e grãos. A seção, que não é muito comum entre os concorrentes da rede, representa mais de 12% das vendas. Nesse departamento, também é possível o cliente experimentar qualquer produto que deseje antes de comprar.
A loja conta ainda com uma seção de vitaminas. São cerca de 7 mil SKUs à base de ingredientes naturais que respondem por 10% das vendas, embora em outras lojas da rede essa participação chegue a 20%. A unidade não vende vitaminas sintéticas e recebe os produtos de volta se o cliente achar que não fez efeito. 

Outra curiosidade é que, enquanto outros supermercados reabastecem as prateleiras à noite, a Sprout faz isso durante o dia. O objetivo é ter sempre o que o cliente procura. 
Fonte: Progressive Grocer com adaptação de Redação SM
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