4 de março de 2012

Case Multicoisas.


Multicoisas
Após uma aposta bem sucedida em uma loja de materiais de construção, o casal Lindolfo e Elza Martin utilizou toda sua experiência em varejo, aliada à percepção dos desejos de seus clientes, para fundar, em 1984, a Multicoisas, rede de franquias especializada em oferecer soluções para facilitar a vida de seus consumidores. Em seu mix, composto por mais de 3 mil itens, estão desde parafusos e buchas até acessórios de informática, passando por pilhas, adaptadores, artigos para cozinha, banheiro, ferramentas, eletroportáteis, peças hidráulicas e de iluminação, entre outros.
Ao observar a demanda dos clientes por peças e ferramentas para pequenos reparos, descobriram um nicho com muito potencial na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Além disso, perceberam também que poderiam atendê-los melhor se o formato da loja não fosse o convencional ‘balcão’. Ao unir a conveniência do auto atendimento e a orientação personalizada aos clientes, a Multicoisas criou um conceito próprio que se tornaria base para o sucesso da marca.

A inovação foi bem aceita pelos consumidores e seus fundadores planejaram transformar a Multicoisas em uma rede inteligente. Após muitos estudos de viabilidade, optaram por um modelo pouco explorado no Brasil na época, o franchising. Foi então que, no inicio da década de 90, a Multicoisas abriu sua primeira franquia, tornando-se a primeira rede de franquias do Brasil nesse ramo de atuação.
Hoje, com expertise de mais de 20 anos de mercado, a Multicoisas está presente em mais de 130 lojas distribuídas atualmente em 19 estados brasileiros e no Distrito Federal. Desse total, quatro lojas são próprias, duas delas funcionando como unidades de formação e treinamento. Para 2012, o plano de expansão prevê a inauguração de mais 35 lojas, atingindo a marca de 170 unidades em território nacional.

Para fortalecer um dos pilares da marca – atendimento diferenciado, fornecer soluções aos clientes, a franqueadora criaram um centro próprio de formação e treinamento para seus franqueados e funcionários. O 
primeiro começou suas atividades em 1992 e deu origem ao que é hoje a Universidade Multicoisas, em Campo Grande,onde são realizados os cursos e atividades preparatórias para formar e manter a qualidade dos franqueados e de seus colaboradores, fazendo-os vivenciar todas as possíveis situações do seu dia a dia no trabalho. Dessa forma, a Multicoisas implementa não só a parte técnica com aulas de Gestão de Negócios, Pessoas, Vendas e de Procedimentos Administrativos, como também transmite as raízes de sua essência, missão e valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário