Crescimento para poucos
Por Vera Fiori - 21/06/2012
Algumas empresas saíram-se melhor do que outras. Tiveram alta real nas vendas acima da média da região e bem superior à média Brasil. Tudo graças a boas iniciativas
O sucesso de muitas empresas não é fruto apenas do mercado aquecido, das classes CDE em ascensão, do aumento do consumo de produtos antes raros na cesta de compras. Alguns empresários conseguiram potencializar o cenário favorável, tornando suas empresas ainda mais bem-sucedidas. Eles venderam acima dos concorrentes e elevaram a rentabilidade. Um dos exemplos é o Super Zoni, com 13 lojas em Santa Catarina, previsão de mais uma no segundo semestre. A empresa, com 594 colaboradores, deu um salto no crescimento em 2011, segundo o Ranking de SM: nada menos de 38,6%, com previsão de mais 25% neste ano. As margens também foram maiores – 7%. O presidente da empresa, Vilmar da Costa, atribui o excelente resultado a uma soma de fatores, entre eles investimentos em softwares de compras e estoque, o que reduziu a ruptura em até 8%. "Passamos também a utilizar o sistema Spaceman, da Nielsen, que trabalha com dados para gerenciamento por categoria", diz Costa. O software aponta o nível de estoque ideal, simula o melhor sortimento e o espaço e a posição que cada marca e item devem ocupar na prateleira. O objetivo é adequar o mix, abastecendo a prateleira com o maior número de produtos possível por metro quadrado,conforme as necessidades do cliente. "Hoje, usamos o software nas categorias de limpeza e higiene, mas a ideia é expandir para todos os segmentos."
Além do gerenciamento, Costa atribui o sucesso ao treinamento dos colaboradores, que soma cerca de 4 mil horas. "Disseminamos conhecimento, experiências e motivação, o que melhorou bastante a execução das tarefas", esclarece. A rede também inaugurou uma loja com o conceito compacto, preparada para atender um público mais exigente e com maior poder aquisitivo. A unidade dispõe de um café e já adotou etiquetas eletrônicas. Com a bandeira Zoni Express, conta com 2.500 itens e oferece produtos premium como cortes especiais de carne. "O ticket é alto e vamos replicar o modelo em outras cidades", diz Costa. A parceria com os fornecedores é outro ponto que alavancou os resultados: "uma nova diretoria, criada exclusivamente para aproximar a empresa dos fornecedores", diz.
Outra companhia que teve desempenho bem acima da média foi a Asun, 18 lojas em Porto Alegre e outras cidades. Com faturamento de R$ 244 milhões em 2011, obteve alta real de 32,3%, segundo a pesquisa de SM. De acordo com o presidente, Antonio Romacho, o avanço foi com mesmas lojas e, neste ano, a previsão é de aumento de mais 20%. O grupo elevou as vendas quando passou a trabalhar com bazar e eletroportáteis : "os consumidores estão mais exigentes, e para atendê-los é necessário investir em um mix diversificado. Por isso, introduzimos artigos para festas, utensílios do lar, batedeiras, secadores. Os eletroportáteis representam quase 8% do faturamento, índice que ultrapassa 10% em datas especiais", comenta. Romacho afirma ainda que nos últimos dois anos, 10 das 18 lojas tiveram o sistema de refrigeração trocado, o que garantiu melhor atendimento.
O grupo Peruzzo, 20 lojas no Rio Grande do Sul, é outro bom exemplo de competência empresarial. A rede alcançou faturamento de R$ 329 milhões em 2011, com crescimento real de 19,4%, como apurou o Ranking SM. Segundo o presidente do grupo, Lindonor Peruzzo, os bons resultados se devem à aquisição de lojas e a duas iniciativas: a introdução da ferramenta SAP for Retail, software integrado de gestão que proporciona gerenciamento loja a loja, além da introdução de novos produtos, para atender as novas necessidades da clientela. A rede Koch, oito lojas em Santa Catarina, com previsão de abertura de mais uma até o final do ano, também tem razões para comemorar. Com 1.040 colaboradores e faturamento de R$ 237 milhões em 2011, registrou crescimento real de 23,5%. Neste ano, pretende faturar R$ 300 milhões. O diretor-presidente, José Evaldo Koch, explica o sucesso: "treinamento de equipe, área comercial competitiva, áreas fiscal e contábil alinhadas, bom atendimento aos consumidores e mix variado de produtos, sobretudo daqueles com alto valor agregado". O empresário afirma ainda que uma equipe exclusiva está em constante trabalho para reduzir os índices de perdas e ruptura.
E um setor foi criado para diminuir os custos entre 5% e 10%. A rede mantém ainda uma política de boa vizinhança com os fornecedores. "Promovemos o Jantar de Ideias, para confraternização, troca de experiências e busca de melhores resultados", diz Koch. Segundo ele, para crescer de maneira sustentável é preciso bem mais do que contar com um bom mercado de consumo.
O QUE ELES FIZERAM
Conheça as iniciativas de quem cresceu em vendas reais bem mais do que a média do mercado
Conheça as iniciativas de quem cresceu em vendas reais bem mais do que a média do mercado
• Gerenciamento por categoria
• Parceria com fornecedores
• Introdução de novas seções
• Melhorias nas lojas
• Investimentos em tecnologia
• Treinamento da equipe
• Produtos de alto valor agregado
• Bom atendimento ao cliente
• Áreas fiscal e contábil alinhadas
• Parceria com fornecedores
• Introdução de novas seções
• Melhorias nas lojas
• Investimentos em tecnologia
• Treinamento da equipe
• Produtos de alto valor agregado
• Bom atendimento ao cliente
• Áreas fiscal e contábil alinhadas
Ranking das redes que mais cresceram
Entre as campeãs, você encontra de grandes a microempresas. Todas mais eficientes que o mercado
Entre as campeãs, você encontra de grandes a microempresas. Todas mais eficientes que o mercado
2010 | 2011 | ||||||
Classificação/ empresas | UF | Alta real % vendas | Lojas | Vendas / R$ | Lojas | Vendas / R$ | |
BRASIL | 4.5 | ||||||
SUL | 10.8 | ||||||
1º | CEREALISTA OLIVEIRA | RS | 43.5 | 4 | 56.231.772 | 5 | 86.056.433 |
2º | COMÉRCIO ZONI | SC | 38.6 | 10 | 77.415.454 | 10 | 114.409.914 |
3º | ASUN COMÉRCIO | RS | 32.3 | 17 | 173.415.037 | 18 | 244.593.245 |
4º | COOPERATIVA MISTA CAMPO NOVO | RS | 31.5 | 10 | 30.947.539 | 10 | 43.386.778 |
5º | SUPERMERCADO BAKLIZI | RS | 25.4 | 7 | 119.731.265 | 13 | 160.108.263 |
6º | ZILIO LEONARDINI | PR | 24.2 | 1 | 3.535.286 | 1 | 4.681.693 |
7º | KOCH HIPERMERCADO | SC | 23.5 | 6 | 180.573.106 | 8 | 237.751.106 |
8º | SUPERMERCADO PORTAPRATA | RS | 20.7 | 1 | 12.000.000 | 1 | 15.450.000 |
9º | SUPERMERCADO EXTRA ECONOMIA | SC | 20.5 | 1 | 11.241.695 | 1 | 14.439.420 |
10º | P. G. L. DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS | RS | 19.4 | 18 | 259.161.990 | 19 | 329.929.151 |
11º | COMPANHIA SULAMERICANA DE DISTRIBUIÇÃO | PR | 18.9 | 29 | 677.392.570 | 31 | 858.865.701 |
12º | SUPERMERCADO CENTRAL | SC | 17.1 | 2 | 30.094.483 | 3 | 37.590.762 |
13º | VIEZZER | RS | 16.6 | 4 | 39.883.237 | 4 | 49.575.467 |
14º | CONDOR SUPER CENTER | PR | 15.9 | 30 | 1.728.699.479 | 33 | 2.136.499.686 |
15º | CIA . BEAL DE ALIMENTOS | PR | 15.5 | 8 | 301.034.196 | 9 | 370.685.803 |
16º | SUPERMERCADO NARDELLI | SC | 15.2 | 1 | 25.300.000 | 1 | 31.085.000 |
17º | COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LAR | PR | 15.1 | 13 | 86.789.862 | 13 | 106.490.700 |
18º | L. C. BONATO | RS | 13.5 | 4 | 46.951.261 | 4 | 56.802.144 |
19º | CIA . APOLO DE SUPERMERCADOS | RS | 13.0 | 8 | 70.209.920 | 8 | 84.616.256 |
20º | SUPERMERCADO LANZ | RS | 12.7 | 1 | 7.653.195 | 1 | 9.198.277 |
21º | IRMÃOS MUFFATO | PR | 12.4 | 30 | 1.926.056.000 | 35 | 2.308.726.048 |
22º | C. VALE COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL | PR | 11.9 | 7 | 67.017.000 | 8 | 79.994.106 |
23º | COOPERATIVA TRITÍCOLA SANTA ROSA | RS | 10.9 | 19 | 58.753.497 | 20 | 69.494.383 |
24º | COOPERATIVA MISTA SÃO LUIZ | RS | 10.4 | 15 | 43.863.252 | 16 | 51.652.735 |
25º | COOP . DOS SUINOCULTORES DE ENCANTADO | RS | 9.9 | 1 | 17.148.083 | 1 | 20.104.188 |
26º | COMERCIAL 3 LETRAS | RS | 9.6 | 3 | 53.498.721 | 3 | 62.550.570 |
27º | COMPAN HIA ZAFFARI | RS | 9.6 | 29 | 2.490.000.000 | 29 | 2.910.000.000 |
28º | IMP . EXP. DE CEREAIS | RS | 8.3 | 25 | 248.945.453 | 25 | 287.489.689 |
29º | COMERCIAL ZIMDARS | SC | 8.2 | 1 | 10.116.517 | 1 | 11.670.000 |
30º | SUPERMERCADO VENEZA | SC | 8.1 | 1 | 2.160.000 | 1 | 2.490.726 |
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