22 de junho de 2012


Crescimento para poucos

Por Vera Fiori - 21/06/2012
  • ( 2 avaliações)
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A
  • A+
Algumas empresas saíram-se melhor do que outras. Tiveram alta real nas vendas acima da média da região e bem superior à média Brasil. Tudo graças a boas iniciativas

O sucesso de muitas empresas não é fruto apenas do mercado aquecido, das classes CDE em ascensão, do aumento do consumo de produtos antes raros na cesta de compras. Alguns empresários conseguiram potencializar o cenário favorável, tornando suas empresas ainda mais bem-sucedidas. Eles venderam acima dos concorrentes e elevaram a rentabilidade. Um dos exemplos é o Super Zoni, com 13 lojas em Santa Catarina, previsão de mais uma no segundo semestre. A empresa, com 594 colaboradores, deu um salto no crescimento em 2011, segundo o Ranking de SM: nada menos de 38,6%, com previsão de mais 25% neste ano. As margens também foram maiores – 7%. O presidente da empresa, Vilmar da Costa, atribui o excelente resultado a uma soma de fatores, entre eles investimentos em softwares de compras e estoque, o que reduziu a ruptura em até 8%. "Passamos também a utilizar o sistema Spaceman, da Nielsen, que trabalha com dados para gerenciamento por categoria", diz Costa. O software aponta o nível de estoque ideal, simula o melhor sortimento e o espaço e a posição que cada marca e item devem ocupar na prateleira. O objetivo é adequar o mix, abastecendo a prateleira com o maior número de produtos possível por metro quadrado,conforme as necessidades do cliente. "Hoje, usamos o software nas categorias de limpeza e higiene, mas a ideia é expandir para todos os segmentos."
Além do gerenciamento, Costa atribui o sucesso ao treinamento dos colaboradores, que soma cerca de 4 mil horas. "Disseminamos conhecimento, experiências e motivação, o que melhorou bastante a execução das tarefas", esclarece. A rede também inaugurou uma loja com o conceito compacto, preparada para atender um público mais exigente e com maior poder aquisitivo. A unidade dispõe de um café e já adotou etiquetas eletrônicas. Com a bandeira Zoni Express, conta com 2.500 itens e oferece produtos premium como cortes especiais de carne. "O ticket é alto e vamos replicar o modelo em outras cidades", diz Costa. A parceria com os fornecedores é outro ponto que alavancou os resultados: "uma nova diretoria, criada exclusivamente para aproximar a empresa dos fornecedores", diz.

Outra companhia que teve desempenho bem acima da média foi a Asun, 18 lojas em Porto Alegre e outras cidades. Com faturamento de R$ 244 milhões em 2011, obteve alta real de 32,3%, segundo a pesquisa de SM. De acordo com o presidente, Antonio Romacho, o avanço foi com mesmas lojas e, neste ano, a previsão é de aumento de mais 20%. O grupo elevou as vendas quando passou a trabalhar com bazar e eletroportáteis : "os consumidores estão mais exigentes, e para atendê-los é necessário investir em um mix diversificado. Por isso, introduzimos artigos para festas, utensílios do lar, batedeiras, secadores. Os eletroportáteis representam quase 8% do faturamento, índice que ultrapassa 10% em datas especiais", comenta. Romacho afirma ainda que nos últimos dois anos, 10 das 18 lojas tiveram o sistema de refrigeração trocado, o que garantiu melhor atendimento.
O grupo Peruzzo, 20 lojas no Rio Grande do Sul, é outro bom exemplo de competência empresarial. A rede alcançou faturamento de R$ 329 milhões em 2011, com crescimento real de 19,4%, como apurou o Ranking SM. Segundo o presidente do grupo, Lindonor Peruzzo, os bons resultados se devem à aquisição de lojas e a duas iniciativas: a introdução da ferramenta SAP for Retail, software integrado de gestão que proporciona gerenciamento loja a loja, além da introdução de novos produtos, para atender as novas necessidades da clientela. A rede Koch, oito lojas em Santa Catarina, com previsão de abertura de mais uma até o final do ano, também tem razões para comemorar. Com 1.040 colaboradores e faturamento de R$ 237 milhões em 2011, registrou crescimento real de 23,5%. Neste ano, pretende faturar R$ 300 milhões. O diretor-presidente, José Evaldo Koch, explica o sucesso: "treinamento de equipe, área comercial competitiva, áreas fiscal e contábil alinhadas, bom atendimento aos consumidores e mix variado de produtos, sobretudo daqueles com alto valor agregado". O empresário afirma ainda que uma equipe exclusiva está em constante trabalho para reduzir os índices de perdas e ruptura.

E um setor foi criado para diminuir os custos entre 5% e 10%. A rede mantém ainda uma política de boa vizinhança com os fornecedores. "Promovemos o Jantar de Ideias, para confraternização, troca de experiências e busca de melhores resultados", diz Koch. Segundo ele, para crescer de maneira sustentável é preciso bem mais do que contar com um bom mercado de consumo.

O QUE ELES FIZERAM
Conheça as iniciativas de quem cresceu em vendas reais bem mais do que a média do mercado
 Gerenciamento por categoria
 Parceria com fornecedores
 Introdução de novas seções
 Melhorias nas lojas
• 
Investimentos em tecnologia
• 
Treinamento da equipe
 Produtos de alto valor agregado
 Bom atendimento ao cliente
 Áreas fiscal e contábil alinhadas


Ranking das redes que mais cresceram 
Entre as campeãs, você encontra de grandes a microempresas. Todas mais eficientes que o mercado

  
20102011
   Classificação/ empresas    UF Alta real %
vendas
  Lojas  Vendas / R$  Lojas   Vendas / R$
BRASIL
 
4.5     
      SUL        10.8    
CEREALISTA OLIVEIRARS43.5456.231.772586.056.433
COMÉRCIO ZONI  SC38.6  10 77.415.45410 114.409.914 
ASUN COMÉRCIORS32.317173.415.03718244.593.245
COOPERATIVA MISTA CAMPO NOVORS31.51030.947.5391043.386.778
SUPERMERCADO BAKLIZIRS25.47119.731.26513160.108.263
ZILIO LEONARDINIPR24.213.535.28614.681.693
KOCH HIPERMERCADOSC23.56180.573.1068237.751.106
SUPERMERCADO PORTAPRATARS20.7112.000.000115.450.000
SUPERMERCADO EXTRA ECONOMIASC20.5111.241.695114.439.420
10ºP. G. L. DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOSRS19.418259.161.99019329.929.151
11ºCOMPANHIA SULAMERICANA 
DE DISTRIBUIÇÃO
PR18.929677.392.57031858.865.701
12ºSUPERMERCADO CENTRALSC17.1230.094.483337.590.762
 13ºVIEZZERRS16.6439.883.237449.575.467
 14ºCONDOR SUPER CENTERPR15.9301.728.699.479332.136.499.686
 15ºCIA . BEAL DE ALIMENTOSPR15.58301.034.1969370.685.803
 16ºSUPERMERCADO NARDELLISC15.2125.300.000131.085.000
 17ºCOOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LARPR15.11386.789.86213106.490.700
 18ºL. C. BONATORS13.5446.951.261456.802.144
 19ºCIA . APOLO DE SUPERMERCADOSRS13.0870.209.920884.616.256
 20ºSUPERMERCADO LANZRS12.717.653.19519.198.277
 21ºIRMÃOS MUFFATOPR12.4301.926.056.000352.308.726.048
 22ºC. VALE COOPERATIVA AGROINDUSTRIALPR11.9767.017.000879.994.106
 23ºCOOPERATIVA TRITÍCOLA SANTA ROSARS10.91958.753.4972069.494.383
 24ºCOOPERATIVA MISTA SÃO LUIZRS10.41543.863.2521651.652.735
 25ºCOOP . DOS SUINOCULTORES 
DE ENCANTADO
RS9.9117.148.083120.104.188
 26ºCOMERCIAL 3 LETRASRS9.6353.498.721362.550.570
 27ºCOMPAN HIA ZAFFARIRS9.6292.490.000.000292.910.000.000
 28ºIMP . EXP. DE CEREAISRS8.325248.945.45325287.489.689
 29ºCOMERCIAL ZIMDARSSC8.2110.116.517111.670.000
 30ºSUPERMERCADO VENEZASC8.112.160.00012.490.726

Nenhum comentário:

Postar um comentário