4 de setembro de 2012

Feira de supermercados gera R$ 5 bilhões em negócios Evento recebe 70 mil visitantes, na maioria empresários e executivos do setor, que representam 9,8 mil empresas Pedro Carvalho, iG São Paulo | 10/05/2012 20:02:39 Texto: A 28º edição da feira da Apas (Associação Paulista de Supermercados), que terminou há pouco em São Paulo, gerou negócios no valor aproximado de R$ 5 bilhões durante os quatro dias de evento. Os cálculos foram feitos através de balanços diários, informados pelos expositores, e incluem também vendas que deverão ser concretizadas após a exposição. A feira recebeu 70 mil visitantes, na maioria empresários e executivos do setor, que representam 9,8 mil empresas ligadas ao varejo. Foto: AE Movimento durante o 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados - Apas 2012 “A feira correspondeu às expectativas”, diz Martim Bueno, sócio-diretor da Big Brand Brasil, expositora do evento. A empresa, que começou vendendo as cestas básicas da marca CBA e hoje fabrica e fornece ao varejo os produtos, participou pela décima vez da feira. “Nos últimos três anos, deixou de ser uma celebração do setor e virou uma feira de negócios”, diz. Nos quatro dias de exposição, Martim calcula ter fechado vendas num valor equivalente a metade do faturamento de um mês regular. “Entre nossos compradores, 95% estão na feira, então temos que vir.” Tecnologia: Supermercados lançam código de barras que impede venda de produto vencido Para novatos da Apas, o evento também se mostrou importante. “Falei para nosso presidente que precisamos ir a todas as feiras do tipo, porque foi muito eficiente para mostrar nosso produto ao mercado”, afirma João Toledo, diretor da Freevo. A empresa lançou seu produto em janeiro – um cartão pré-pago para fidelizar clientes de varejo – e veio ao evento fazer contatos. “Vimos muitos supermercados médios interessados.” Os portugueses da Concept Bags, fabricantes de sacolas reutilizáveis, também vieram ao evento pela primeira vez e acharam o balanço positivo. “Foi como esperávamos, iniciamos muitas negociações que se seguirão após a feira”, diz Tiago Macambira, gerente da empresa. “Tanta gente veio ao estande que não almocei até agora”, disse, perto das 17h. O evento surpreendeu positivamente quem lida com compras e vendas internacionais. “Ano passado, começaram a vir estrangeiros comprar produtos, mas neste ano notei que também havia muitos produtores de matérias primas que vieram para cá vender”, diz Rafael Jordani, gerente de comércio exterior da Ebba, empresa recifense dona das marcas Maguary e DaFruta. “Para nós, é importante ter essas novas alternativas de fornecimento. Além dos latino-americanos, que sempre vêm, encontrei também executivos da Inglaterra e Austrália, o que me surpreendeu”, afirma Jordani, que classifica o balanço do evento como “muito bom”. A feira, organizada pela Associação Paulista de Supermercados, acontece anualmente em São Paulo e é a maior do País e uma das maiores do mundo no segmento.


Feira de supermercados gera R$ 5 bilhões em negócios

Evento recebe 70 mil visitantes, na maioria empresários e executivos do setor, que representam 9,8 mil empresas

Pedro Carvalho, iG São Paulo 
 A 28º edição da feira da Apas (Associação Paulista de Supermercados), que terminou há pouco em São Paulo, gerou negócios no valor aproximado de R$ 5 bilhões durante os quatro dias de evento. Os cálculos foram feitos através de balanços diários, informados pelos expositores, e incluem também vendas que deverão ser concretizadas após a exposição. A feira recebeu 70 mil visitantes, na maioria empresários e executivos do setor, que representam 9,8 mil empresas ligadas ao varejo.
Foto: AEMovimento durante o 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados - Apas 2012
“A feira correspondeu às expectativas”, diz Martim Bueno, sócio-diretor da Big Brand Brasil, expositora do evento. A empresa, que começou vendendo as cestas básicas da marca CBA e hoje fabrica e fornece ao varejo os produtos, participou pela décima vez da feira. “Nos últimos três anos, deixou de ser uma celebração do setor e virou uma feira de negócios”, diz. Nos quatro dias de exposição, Martim calcula ter fechado vendas num valor equivalente a metade do faturamento de um mês regular. “Entre nossos compradores, 95% estão na feira, então temos que vir.”
Para novatos da Apas, o evento também se mostrou importante. “Falei para nosso presidente que precisamos ir a todas as feiras do tipo, porque foi muito eficiente para mostrar nosso produto ao mercado”, afirma João Toledo, diretor da Freevo. A empresa lançou seu produto em janeiro – um cartão pré-pago para fidelizar clientes de varejo – e veio ao evento fazer contatos. “Vimos muitos supermercados médios interessados.” 
Os portugueses da Concept Bags, fabricantes de sacolas reutilizáveis, também vieram ao evento pela primeira vez e acharam o balanço positivo. “Foi como esperávamos, iniciamos muitas negociações que se seguirão após a feira”, diz Tiago Macambira, gerente da empresa. “Tanta gente veio ao estande que não almocei até agora”, disse, perto das 17h.
O evento surpreendeu positivamente quem lida com compras e vendas internacionais. “Ano passado, começaram a vir estrangeiros comprar produtos, mas neste ano notei que também havia muitos produtores de matérias primas que vieram para cá vender”, diz Rafael Jordani, gerente de comércio exterior da Ebba, empresa recifense dona das marcas Maguary e DaFruta. “Para nós, é importante ter essas novas alternativas de fornecimento. Além dos latino-americanos, que sempre vêm, encontrei também executivos da Inglaterra e Austrália, o que me surpreendeu”, afirma Jordani, que classifica o balanço do evento como “muito bom”.
A feira, organizada pela Associação Paulista de Supermercados, acontece anualmente em São Paulo e é a maior do País e uma das maiores do mundo no segmento.

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