29 de outubro de 2012


10/10/2012

Os 8 maiores negócios do varejo brasileiro neste ano

Pesquisa da PwC mostra recorde de transações no setor de varejo no Brasil. Reveja quais foram as principais de janeiro a agosto deste ano
FontePortal Exame

São Paulo – Estudo recente da auditoria PricewaterhouseCoopers mostraque o número de fusões e aquisições no varejo bateu recorde de janeiro aagosto. No total, 42 transações aconteceram nos oito primeiros meses doano, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2011. Aconta não incluiassimos negócios fechados em setembrocomo o dacompra de 60% da Tok Stock pelo Carlyle.
De 2007 até 2012, foram realizadas 221 transações no setorsendo 39% de shoppings centers, 16% de companhias de vestuário, 11% de farmacêuticas, 9% supermercados e 3% alimentos e bebidas.

maior transação de janeiro a agosto foi a da compra da rede de varejocarioca Leader pelo BTG Pactual, em maio. O banco pagou 665 milhões dereais por 40% pela holding de vestuário e produtos de cama, mesa e banho
Em setembrosegundo informações divulgadas na imprensa, o BTG Pactualhavia decidido aumentar sua fatia para 70%. Com isso, o banco deinvestimento de André Esteves elevaria o desembolso pela sua participaçãopara mais de 1 bilhão de reais.

Em janeiro, a Aliansce comprou o controle de cinco shoppings no país por574,5 milhões de reais. Em abril, a empresa anunciou que iria emitir 500milhões de reais em notas promissórias comerciais, com prazo devencimento de 210 diaspara o pagamento das ações da Pargim.
Todas as participações adquiridas, nos shoppings Carioca Shopping, Boulevard Campos, Caxias Shopping, Boulevard Campina Grande e Shopping Taboãopertenciam à Pargim Empreendimentos e Participações,empresa do grupo português SGCdono da UnidasTambém foi comprado oimóvel da loja âncora da rede C&A no Carioca Shopping.

Em junho, a BR-Malls comprou uma fração adicional do Shopping Villa-Lobos, na capital paulistacorrespondente a 18,7% da área bruta local (ABL) do empreendimento por 109,7 milhões de reais. Com, isso a participação daempresa no shopping é, agora, de 58,4%.
companhia estimou que, com esta aquisiçãoos 5 mil metros de ABLprópria gerem 11,5 milhões de reais no NOI (sigla em inglês para resultadolíquido operacional) 12 meses.

Em agosto foi a vez da varejista de moda online Dafiti receber um aporte de 90 milhões de reais em investimentos do JPMorgan Asset Management. Com a operação, o banco terá participação nos negócios da companhia pormeio de uma holding.
Dafiti foi lançada em janeiro de 2011 e oferta em seu site cerca de 60.000produtos, de 550 marcasHoje, a companhia emprega mais de 1.000pessoas. Para o banco de investimento, a fiel e crescente base de clientesda varejista deve ampliar sua liderança no mercado nos próximos meses.

Em julho, a BR Malls fechou outra nova aquisição: a de 45% no Shopping Plaza Macaé, no Rio de Janeiro, por 47 milhões de reais à vista, ainda adescontar a assunção de dívidas no valor de 22,2 milhões de reais.
transação foi feita de forma indireta. A empresa comprou a LGR Macaéquedetinha 50% da Macaé SPE quepor sua vezpossuía 90% do Shopping Plaza Macaé. A BR Malls ficou ainda responsável pela administração doempreendimento.
Com a aquisição, a BR Malls elevou seu ABL (área bruta locávelpróprio e total para 855,8 mil e 1,513 milhão de metros quadradosrespectivamente. Erealizou três das dez maiores aquisições feitas na área de varejo do país atéagora.

Com dinheiro no bolsofoi a vez da Ri Happy investir na compra de umaconcorrente brasileira e, em junho, a empresa anunciou a compra datambém rede de varejo de brinquedos PBKids. O valor da operação não foidivulgado.
A nova rede será comandada por Hector Núñez, CEO da RiHappyque esteveà frente do Walmart no Brasil e que  ocupou cargos de liderança na Coca-ColaSucos Del Valle e Hertz, no Brasil e no exterior.

Em fevereiro, a Raia Drogasil anunciou a compra de cinco das seis lojas daDrograria Panda por 4,95 milhões de reais. Com isso, a rede expande a suacobertura para o Nordeste, com a abertura de três lojas da rede na Bahia e no Mato Grosso do Sulonde outros cinco pontos devem ser inaugurados atéo final deste ano.
Atualmente, a empresa conta com 778 pontos comerciais em nove estados. Com a expansãoela pretende atingir 84,2% do mercado farmacêutico dopaís.

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