24 de dezembro de 2012


21 de dezembro de 2012, às 12h01min

Autoconhecimento: um caminho para ter mais sucesso na carreira em 2013?

Confira dicas

Tamanho do texto:
Por Eduardo Ferraz, www.administradores.com
A maioria dos profissionais sonha em ter o emprego ideal, ganhar mais, ser promovido ou tudo isso ao mesmo tempo. Entretanto, muitas vezes, acha que seu desenvolvimento profissional é atributo da empresa em que trabalha. A questão é que, na prática, além de saber avaliar bem as possibilidades de crescimento pessoal e profissional que a empresa oferece, é preciso aprimorar seus próprios talentos.

Aí vão dicas importantes:

Invista mais tempo para conhecer a sua personalidade

Analise bem o seu histórico de vida, as empresas e empregos por onde passou, o que mais gostou de ter feito e o que detestou. Tudo o que uma pessoa conseguiu até agora e tudo o que espera conseguir é muito influenciado por sua personalidade, que é relativamente estável. Não seria exagero afirmar que é o seu patrimônio mais importante. Portanto, é dramaticamente importante conhecer as características mais marcantes de sua personalidade.

Não force sua natureza

Apesar de a personalidade adquirir alguma maleabilidade com o passar dos anos, a estrutura continua sendo a mesma durante toda a vida - "Lagartixa não vira jacaré". Não é bom negócio insistir em coisas improváveis. Por exemplo: se você é uma pessoa tímida, não lute contra isso, apenas administre. Provavelmente você não se sentirá bem ao lidar com grandes públicos. O contrário também é verdadeiro: se você é super extrovertido, trabalhar fechado num escritório será uma tortura. Pense em mudar de função ou de ambiente.

Identifique os seus pontos fortes

A inteligência e a eficiência de uma pessoa dependem de seu sucesso em tirar proveito de suas conexões mentais mais fortes. Se você é muito exigente, teimoso, perfeccionista, mandão, falante, desconfiado ou qualquer comportamento que, socialmente é visto como inadequado, pode se tornar um ponto forte, se utilizado em tarefas que demandem estes comportamentos. O sucesso está em descobrir e aprimorar os seus pontos fortes.

Posicione-se onde você renda mais

A genética e o ambiente geram um indivíduo talentoso à sua maneira, pela capacidade de reagir ao mundo de um jeito único.
Procure dentro da sua empresa ou por meio de um novo emprego, se posicionar onde possa usar seus talentos na maior parte de seu tempo. O perfeccionista vai gostar de organizar, o extrovertido de se relacionar, o dominante de comandar, o impaciente de acelerar.

Faça prática deliberada

Prática deliberada é o que fazemos especificamente para melhorar aquilo que já temos de bom. Significa desenvolver com técnicas, estudo e repetição nossos talentos. Um grande talento sem o esforço do treinamento e da repetição não gera resultados. Muita prática deliberada significará melhor desempenho. 'Toneladas' de prática deliberada, resultará na excelência. Sucesso exige mais suor do que prazer.
Estas ações exigirão algum esforço físico e principalmente mental, mas garanto que se bem utilizadas trarão ótimos resultados.
Eduardo Ferraz - é consultor em Gestão de Pessoas há 21 anos e especialista em treinamentos usando como base a Neurociência comportamental. Acumula mais de 30.000 horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas pelo ISAD PUC-PR e especializado em Coordenação e Dinâmica de Grupos pela SBDG. Autor do livro "Vencer é ser você", da Editora Gente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário