20 de abril de 2012


Vendas no varejo brasileiro caíram 0,5% entre janeiro e fevereiro, aponta IBGE
 
Principal recuo mensal ocorreu em tecidos, vestuário e calçados; em relação a fevereiro de 2011, porém, o comércio cresceu 9,6%
13/4/2012 - 11:51 - Redação
 
As vendas do comércio varejista brasileiro caíram 0,5% em fevereiro, após a alta de 2,6% registrada em janeiro. A receita nominal recuou 0,7% na comparação mensal. No confronto com fevereiro de 2011, as vendas cresceram 9,6%. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE têm ajuste sazonal.

As variações das vendas no varejo nos últimos seis meses encerrados em fevereiro:

• Setembro: 0,6%
• Outubro: 0,0%
• Novembro: 1,3%
• Dezembro: 0,3%
• Janeiro: 2,6%
• Fevereiro: 2,6%

Se incluídos os segmentos de veículos e material de construção (o chamado comércio varejista ampliado), as vendas tiveram queda de 1,1% entre janeiro e fevereiro. No confronto com fevereiro de 2011, o comércio ampliado cresceu 2,5%.

Em fevereiro de 2012, quatro dos 10 setores colheram resultados positivos para o volume de vendas, e outros quatro registraram queda. Os grupos de material de construção e de artigos farmacêuticos não registraram variação  em relação a janeiro.

Na comparação anual (fevereiro 2012 x fevereiro 2011), as únicas quedas foram assinaladas em veículos e motos partes e peças, e em tecidos, vestuário e calçados.

O comportamento das vendas do comércio varejista em fevereiro, em relação a janeiro (os percentuais entre parênteses indicam as variações no acumulado de 12 meses):

• Combustíveis e lubrificantes: 1,9% (3,9%)
• Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -2,1% (11,8%)
• Tecidos, vestuário e calçados: -3,6% (-3,4%)
• Móveis e Eletrodomésticos: 1,3% (13,3%)
• Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 0,0% (9,5%)
• Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 3,1% (26,6%)
• Livros, jornais, revistas e papelaria: -2,7% (-0,8%)
• Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 1,6% (5,6%)
• Veículos e motos, partes e peças: -1,0% (-10,0%)
• Material de construção: 0,0% (8,4%)

Por estado
Em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2011, houve avanço nas vendas em todas as 27 unidades da federação. Os destaques foram Roraima (35,9%) e Tocantins (19,6).

O comportamento das vendas do comércio varejista em fevereiro, por estado, em relação a fevereiro de 2011:

• Roraima: 35,9%
• Tocantins: 19,6%
• Mato Grosso do Sul: 17,1%
• Santa Catarina: 16,2%
• Paraná: 15,9%
• Amapá: 15,6%
• Maranhão: 13,6%
• Piauí: 13,3%
• Alagoas: 11,8%
• Rio Grande do Sul: 11,2%
• Pernambuco: 10,9%
• São Paulo: 10,5%
• Pará: 10,3%
• Sergipe: 10,2%
• Bahia: 9,6%
• Brasil: 9,6%
• Minas Gerais: 8,5%
• Paraíba: 8,3%
• Acre: 8,1%
• Espírito Santo: 7,4%
• Goiás: 6,6%
• Rio Grande do Norte: 5,6%
• Ceará: 4,9%
• Rondônia: 4,2%
• Mato Grosso: 3,7%
• Distrito Federal: 3,7%
• Amazonas: 3,5%
• Rio de Janeiro: 3,1%

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