Vendas no varejo brasileiro caíram 0,5% entre janeiro e fevereiro, aponta IBGE
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Principal recuo mensal ocorreu em tecidos, vestuário e calçados; em relação a fevereiro de 2011, porém, o comércio cresceu 9,6%
13/4/2012 - 11:51 - Redação |
As vendas do comércio varejista brasileiro caíram 0,5% em fevereiro, após a alta de 2,6% registrada em janeiro. A receita nominal recuou 0,7% na comparação mensal. No confronto com fevereiro de 2011, as vendas cresceram 9,6%. Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE têm ajuste sazonal.
As variações das vendas no varejo nos últimos seis meses encerrados em fevereiro: • Setembro: 0,6% • Outubro: 0,0% • Novembro: 1,3% • Dezembro: 0,3% • Janeiro: 2,6% • Fevereiro: 2,6% Se incluídos os segmentos de veículos e material de construção (o chamado comércio varejista ampliado), as vendas tiveram queda de 1,1% entre janeiro e fevereiro. No confronto com fevereiro de 2011, o comércio ampliado cresceu 2,5%. Em fevereiro de 2012, quatro dos 10 setores colheram resultados positivos para o volume de vendas, e outros quatro registraram queda. Os grupos de material de construção e de artigos farmacêuticos não registraram variação em relação a janeiro. Na comparação anual (fevereiro 2012 x fevereiro 2011), as únicas quedas foram assinaladas em veículos e motos partes e peças, e em tecidos, vestuário e calçados. O comportamento das vendas do comércio varejista em fevereiro, em relação a janeiro (os percentuais entre parênteses indicam as variações no acumulado de 12 meses): • Combustíveis e lubrificantes: 1,9% (3,9%) • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -2,1% (11,8%) • Tecidos, vestuário e calçados: -3,6% (-3,4%) • Móveis e Eletrodomésticos: 1,3% (13,3%) • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 0,0% (9,5%) • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: 3,1% (26,6%) • Livros, jornais, revistas e papelaria: -2,7% (-0,8%) • Outros artigos de uso pessoal e doméstico: 1,6% (5,6%) • Veículos e motos, partes e peças: -1,0% (-10,0%) • Material de construção: 0,0% (8,4%) Por estado
Em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2011, houve avanço nas vendas em todas as 27 unidades da federação. Os destaques foram Roraima (35,9%) e Tocantins (19,6).
O comportamento das vendas do comércio varejista em fevereiro, por estado, em relação a fevereiro de 2011: • Roraima: 35,9% • Tocantins: 19,6% • Mato Grosso do Sul: 17,1% • Santa Catarina: 16,2% • Paraná: 15,9% • Amapá: 15,6% • Maranhão: 13,6% • Piauí: 13,3% • Alagoas: 11,8% • Rio Grande do Sul: 11,2% • Pernambuco: 10,9% • São Paulo: 10,5% • Pará: 10,3% • Sergipe: 10,2% • Bahia: 9,6% • Brasil: 9,6% • Minas Gerais: 8,5% • Paraíba: 8,3% • Acre: 8,1% • Espírito Santo: 7,4% • Goiás: 6,6% • Rio Grande do Norte: 5,6% • Ceará: 4,9% • Rondônia: 4,2% • Mato Grosso: 3,7% • Distrito Federal: 3,7% • Amazonas: 3,5% • Rio de Janeiro: 3,1% |
20 de abril de 2012
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