28 de maio de 2012


Crescimento com mesmas lojas

Por Viviane Sousa - 03/05/2012
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Expandir o faturamento sem abrir novas filiais é um feito e tanto. Quando alcançado, indica que a gestão é eficiente e que o negócio está saudável. No ano passado, apenas 30 redes do setor supermercadista conseguiram. Em 2010, foram 56.
Da Bahia, vem um bom exemplo, o da rede Atakarejo. Com cinco lojas, faturou R$ 478,9 milhões em 2011, uma alta real de 34,8% ante 2010. Isso lhe garantiu o primeiro lugar no ranking das empresas que cresceram sem abrir novas lojas.
Para Teobaldo Luís da Costa, proprietário da rede, o bom desempenho é reflexo da melhoria no atendimento ao cliente. "No ano passado, investimos em novos sistemas de frente de caixa e na contratação de mais funcionários, para reduzir as filas nos checkouts", afirma. 
A medida deu certo. Deixou o consumidor satisfeito e ajudou a atrair mais público para as lojas. Fábio Silvestre, líder de varejo da consultoria Accenture para América Latina, explica que oferecer um atendimento que vá ao encontro do que o cliente procura garante o sucesso da loja. “Por isso, é importante estar sempre atento às tendências e hábitos de consumo”, destaca.     
Após estudar os concorrentes, avaliar a curva ABC e o resultado de vendas das lojas, o Atakarejo ainda decidiu ajustar seu mix de produtos. “Era preciso reduzir a variedade de marcas e mercadorias. Tinha produto que não vendia nada e só ocupava espaço. Privilegiamos os itens de maior rotatividade e valor agregado. Com isso, aumentamos as margens e o lucro”, afirma Costa.
Para facilitar o processo de compra nos pontos de venda, o layout das lojas também foi alterado. As bebidas, que antes ficavam nos fundos, foram colocadas na entrada das unidades. “Percebemos que alguns clientes não levavam mais refrigerantes e cervejas por falta de espaço no carrinho, quando chegavam na seção. Com a mudança, as vendas de bebidas subiram”, diz o proprietário.
Já o hortifrútis, que ficava no meio das lojas, agora está próximo às saídas. A mudança tornou mais fácil para os clientes manter itens tão sensíveis na parte de superior do carrinho até o final das compras. “Todos aprovaram”, garante Costa. 
O Atakarejo também elevou os dias de estoque para diminuir o índice de ruptura. Hoje, a rede trabalha com 30 dias. Antes a média era inferior a 20. Desde então, a falta de produtos nas prateleiras caiu 5%. Para 2012, o objetivo é iniciar um processo de expansão para dobrar o tamanho da empresa e, até 2015, chegar a um faturamento de R$ 1 bilhão.
A Coocerqui – Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho, interior de São Paulo, é outra empresa do setor que conseguiu crescer no ano passado sem aumentar o número de lojas. Com as mesmas três unidades faturou R$ 111,7 milhões, uma alta real de 17% em relação a 2010.
Seu segredo foi combinar investimentos nos funcionários com melhorias em diferentes processos operacionais. Tudo pautado em pesquisas internas e externas. Luiz Carlos Urso, diretor da empresa, conta que o projeto inicial era aumentar o número de unidades. “Mas percebemos que do jeito que as coisas estavam, iríamos jogar dinheiro fora. Era preciso antes arrumar a casa”, comenta.
Mostrar às equipes quais eram suas verdadeiras funções foi o primeiro passo. Isso acabou com o retrabalho e com horas ociosas. Hoje, todos seguem um roteiro de atividades diárias e têm metas a cumprir. Os resultados são avaliados em reuniões semanais com os gestores.
A Coocerqui também sentiu necessidade de motivar a equipe. Criou um clube de lazer, onde os familiares também têm acesso. Segundo Urso, com os colaboradores motivados foi mais fácil iniciar a segunda etapa, que consistia em melhorar a qualidade dos serviços de açougue e hortifrútis.
Uma das pesquisas externas mostrou que os cooperados estavam insatisfeitos com a qualidade dos alimentos e com a higiene dessas seções. A saída foi reformar a câmara fria do açougue e firmar parcerias com fornecedores para garantir mercadorias mais frescas. A equipe também foi treinada para manipular corretamente esses perecíveis. O resultado foi um aumento de mais de 50% nas vendas de cada seção.
As decisões foram boas, mas o consultor Fábio Silvestre, da Accenture, lembra que elas não devem ser tomadas apenas diante de um projeto de expansão. “Esse é um equívoco comum no setor e emperra a evolução das empresas”, alerta.
Feitas as mudanças, a Coocerqui iniciará seu plano de expansão. Até o final do ano vai abrir uma nova loja em Cerquilho. E ainda no primeiro semestre, uma drogaria. “A expectativa é crescer no mínimo 9% em 2012”, revela Costa.
Como você pode ver, expandir o volume de vendas sem elevar o número de lojas não é impossível, basta empenho e um pouco de investimento para garantir eficiência operacional.
Empresas supermercadistas que ampliaram o faturamento em 2011 sem abrir filiais
 CLASS. EMPRESAS UF
 Alta Real % Vendas
Vendas R$ 2011Vendas R$ 2010Nº LOJAS 2010/2011
  MÉDIA DO SETOR  4,5   
 1º PORTUGAL AUTO SERVIÇOS LTDA. PA 38,344.232.88430.000.0007
ATAKAREJO DISTRIB. DE ALIMENS. E BEBIDAS LTDA.BA34,8478.919.280333.142.8945
 3º COOPERATIVA TRITÍCOLA MISTA CAMPO NOVO LTDA. RS 31,5 43.386.778 30.947.539 10
 4º SUPERMERCADO DO POVO LTDA. CE 29,6 105.000.000 76.000.000 5
J. A. DUARTE & CIA. LTDA.SP20,032.000.00025.000.0003
COOPERATIVA CONS. POPULAR DE CERQUILHOSP17,1111.714.65989.495.4363
VIEZZER & CIA. LTDA.RS16,649.575.46739.883.2374
ABRANCHES E MORAIS LTDA.MG15,625.301.22020.534.8171
SUPERMERCADO NARDELLI LTDA.SC15,231.085.00025.300.0001
10ºCOOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LARPR15,1106.490.70086.789.86213
 11º MERCANTIL BASTOS LTDA. MG 14,8 111.663.012 91.254.141 6
 12º LUIZ TONIN E CIA. LTDA. MG 14,2 270.777.865 222.415.489 8
 13º ADIÇÃO DISTRIBUIÇÃO EXPRESS LTDA. MG 13,2 549.830.479 455.488.604 21
 14º CIA. APOLO DE SUPERMERCADOS RS 13,0 84.616.256 70.209.920 8
 15º LATUF CURY E ROCHA LTDA. SP 12,7 382.384.116 318.134.158 10
 16º LOJA E SUPERMERCADO ESTRELA LTDA. MS 11,4 26.020.479 21.901.920 3
 17º CASA ELIAS LTDA. SP 10,6 32.949.621 27.933.585 2
 18º COMERCIAL FERREIRA SANTOS S.A. SP 10,3 215.809.813 183.439.023 8
 19º SUPERMERCADO VIANENSE LTDA. RJ 10,2 400.900.000 341.030.931 17
 20º SUPERMERCADO IDEAL LTDA. MG 10,0 20.602.084 17.562.300 2
 21º COOP. DOS SUINOCULTORES DE ENCANTADO LTDA. RS 9,9 20.104.188 17.148.083 1
 22º COMPANHIA ZAFFARI COMÉRCIO E INDÚSTRIA RS 9,6 2.910.000.000 2.490.000.000 29
 23º SONDA SUPERMERCADOS EXP. E IMP. S.A. SP 9,2 1.836.740.311 1.577.366.074 24
 24º ANDORINHA SUPERMERCADO LTDA. SP 8,8 299.506.515 258.246.612 1
 25º SUPERMERCADO NOVA EUROPA LTDA. MG 8,6 27.638.331 23.863.286 1
 26º IQUEGAMI IQUEGAMI & CIA. LTDA SP 8,6 177.451.478 153.258.470 5
 27º SUPERMERCADO IRMÃOS DOVALE LTDA. SP 8,3 103.447.000 89.544.000 5
 28º IMP. EXP. DE CEREAIS S.A RS 8,3 287.489.689 248.945.453 25
 29º SUPERMERCADO LUZITANA DE LINS LTDA. SP 8,2 69.086.951 59.861.866 3
30ºPATO BRANCO ALIMENTOS LTDA.RO8,0103.469.87489.880.0003

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