14 de janeiro de 2012

Semana de Cases de Sucesso - Cada Empresa uma Surpresa !!!


Magazine Luiza Magazine Luiza
A história de sucesso do Magazine Luiza começou em novembro de 1957, quando seus fundadores, Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes, chamada ‘A Cristaleira’, em Franca, interior de São Paulo. Mas a pequena loja não demorou a se tornar uma das maiores redes varejistas do Brasil: atualmente são 456 lojas, distribuídas em sete Estados (São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
Atitudes ousadas são a marca registrada da empresa e a aquisição de grandes redes é um dos trunfos para a multiplicação do número de lojas. A preocupação com a logística também é uma constante. Para atender todas as lojas, o Magazine Luiza possui seis Centros de Distribuição, localizados em Ribeirão Preto (SP), Louveira (SP), Ibiporã (PR), Caxias do Sul (RS), Navegantes (SC) e Contagem (MG).

Além disso, a Magazine Luiza oferece produtos de crédito e financiamento, através do LuizaCred, e de seguros, com o LuizaSeg. Outro ponto de destaque são as lojas virtuais. Nelas, as vendas são feitas por funcionários, e as mercadorias são apresentadas por meio de um terminal multimídia. Já o site www.magazineluiza.com.br é a loja líder em vendas da empresa. Para ajudar os internautas a fazer suas escolhas, a rede criou a Tia Luiza, uma vendedora virtual que tira dúvidas e dá conselhos aos clientes. 
O sucesso da rede também se deve à valorização dos seus 14 mil funcionários, o que já rendeu inúmeros prêmios à varejista. No Magazine Luiza, o empenho dos funcionários é reconhecido por meio de bolsas de estudos, ajuda às mães, auxílio à educação dos filhos de funcionários, participação nos lucros e campanhas que já renderam viagens nacionais e internacionais aos melhores vendedores. O acesso direto à superintendência é outro fator fundamental para que o clima na empresa seja de alegria e descontração.
Todas essas conquistas tornaram o Magazine Luiza uma das principais referências quando se fala em varejo no Brasil. Prova disso é que a rede foi, em 2006, tema de estudo da universidade de Harvard, nos EUA, uma das mais importantes instituições de ensino do mundo. Este modelo inovador criado pelo Magazine Luiza tornou-se uma das disciplinas fixas dos alunos que, um dia, administrarão as maiores empresas do mundo. Essa é a principal marca do Magazine Luiza: surpreender e se destacar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário