Pelo CPF, Pão de Açúcar traçará hábitos de 2 milhões de clientes
Varejista firmou sociedade no Brasil com a dunnhumby, que fornece tecnologia para a Tesco, do Reino Unido, e Best Buy, dos EUA
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior varejista do País, firmou uma sociedade (joint venture) no Brasil com a empresa de tecnologia dunnhumby, do Reino Unido, que fornece soluções de processamento e cruzamento de dados obtidos com as compras dos consumidores.
São clientes da dunnhumby a Tesco, do Reino Unido, a Kroger, Best Buy, Home Depot e Macy’s, dos EUA, o Casino, da França, e a Metro do Canadá. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar terá exclusividade na adoção do software, conhecido por Shop, e o modelo de negócio desenvolvido pela companhia, que nasceu como provedora de tecnologia para a Tesco, em 1989, em Londres.
Para dar início à joint venture com o GPA no Brasil, a dunnhumby trouxe o brasileiro Adriano Bastos de Araujo, que já trabalhava há nove anos em Londres para a divisão internacional da Tesco. Outros quatro executivos foram enviados ao País, três da Inglaterra e um da França. Em um ano, Araújo prevê contratar uma equipe de 30 pessoas, entre funcionários das áreas técnica e comercial.
A ferramenta criada pela dunnhumby é considerada uma das mais bem-sucedidas no mundo na área de relacionamento com os clientes e permitirá ao grupo Pão de Açúcar traçar um perfil detalhado sobre cada um dos seus consumidores e sobre o perfil de clientes de cada uma de suas lojas.
“O modelo de negócio da dunhumby nos permitirá fazer a gestão da loja do ponto de vista do cliente”, afirma Renato Cateno de Oliveira, gerente de marketing do Grupo Pão de Açúcar, que vai processar as informações obtidas pelos clientes do seu programa de fidelidade Mais, que hoje possui 2,3 milhões de pessoas (CPFs) cadastradas.
O poder do CPF
O CPF se transformou em uma arma preciosa ao varejo, que pode reconhecer cada um dos seus clientes pelo número. Segundo Araújo, não existe nos Estados Unidos, por exemplo, uma identificação desse tipo. "Nos Estados Unidos, as pessoas usam o 'social security' (número do seguro social)", diz o executivo, mas o documento não permite o mesmo grau identificação para o comércio.
Resultados
Segundo o Grupo Pão de Açúcar, considerando a experiência da dunnhumby em outros lugares do mundo, a adoção da ferramenta pode trazer aumento nas vendas de uma determinada categoria entre 1% e 15%. A varejista espera elevar em 10% as vendas das categorias contempladas, como sorvetes, material de limpeza, sabão de lavar roupas, cremes dentais, massas, óleos, iogurtes, pratos prontos, desodorantes, fraldas, café.
As informações obtidas pela dunnhumby são “vendidas” para os fornecedores, que podem traçar estratégias de marketing mais dirigidas e eficientes. Segundo Araújo, diretor comercial da dunnhumby no Brasil, trata-se de uma parceria tríplice, em que os três lados envolvidos obtêm resultados, o Grupo Pão de Açúcar, os fornecedores e a dunnhumby.
A empresa usa as informações obtidas pelo CPF dos clientes cadastrados no programa de fidelidade Mais, mas a identificação dos consumidores não é fornecida pela Grupo Pão de Açúcar para manter o sigilo pessoal. “O CPF é codificado antes de ser repassado para a dunnhumby e para os fornecedores. Nós recebemos um código”, afirma Aarújo.
Origem da dunnhumby
A dunnhumby foi criada pelo casal Clive Humby e Edwina Dunn em 1989 como prestadora de serviços para a cadeia inglesa de supermercado Tesco em uma época em que os computadores ainda não tinham capacidade para processar um número gigantesco de operações, como as realizadas diariamente pelos supermercados, que vendem trilhões de unidades de bens de largo consumo, de pasta de dente a batatas.
Clive criou um sistema algorítmico que permitiu à Tesco desenvolver seu programa de fidelização dos consumidores, considerado um dos melhores do mundo no varejo.
Fonte: Claudia Facchini, de São Paulo/IG
Nova tecnologia permite saber o que cada um dos clientes compra em cada uma das lojas
São clientes da dunnhumby a Tesco, do Reino Unido, a Kroger, Best Buy, Home Depot e Macy’s, dos EUA, o Casino, da França, e a Metro do Canadá. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar terá exclusividade na adoção do software, conhecido por Shop, e o modelo de negócio desenvolvido pela companhia, que nasceu como provedora de tecnologia para a Tesco, em 1989, em Londres.
Para dar início à joint venture com o GPA no Brasil, a dunnhumby trouxe o brasileiro Adriano Bastos de Araujo, que já trabalhava há nove anos em Londres para a divisão internacional da Tesco. Outros quatro executivos foram enviados ao País, três da Inglaterra e um da França. Em um ano, Araújo prevê contratar uma equipe de 30 pessoas, entre funcionários das áreas técnica e comercial.
A ferramenta criada pela dunnhumby é considerada uma das mais bem-sucedidas no mundo na área de relacionamento com os clientes e permitirá ao grupo Pão de Açúcar traçar um perfil detalhado sobre cada um dos seus consumidores e sobre o perfil de clientes de cada uma de suas lojas.
“O modelo de negócio da dunhumby nos permitirá fazer a gestão da loja do ponto de vista do cliente”, afirma Renato Cateno de Oliveira, gerente de marketing do Grupo Pão de Açúcar, que vai processar as informações obtidas pelos clientes do seu programa de fidelidade Mais, que hoje possui 2,3 milhões de pessoas (CPFs) cadastradas.
O poder do CPF
O CPF se transformou em uma arma preciosa ao varejo, que pode reconhecer cada um dos seus clientes pelo número. Segundo Araújo, não existe nos Estados Unidos, por exemplo, uma identificação desse tipo. "Nos Estados Unidos, as pessoas usam o 'social security' (número do seguro social)", diz o executivo, mas o documento não permite o mesmo grau identificação para o comércio.
Resultados
Software permite elevar em até 15% vendas de uma categoria
As informações obtidas pela dunnhumby são “vendidas” para os fornecedores, que podem traçar estratégias de marketing mais dirigidas e eficientes. Segundo Araújo, diretor comercial da dunnhumby no Brasil, trata-se de uma parceria tríplice, em que os três lados envolvidos obtêm resultados, o Grupo Pão de Açúcar, os fornecedores e a dunnhumby.
A empresa usa as informações obtidas pelo CPF dos clientes cadastrados no programa de fidelidade Mais, mas a identificação dos consumidores não é fornecida pela Grupo Pão de Açúcar para manter o sigilo pessoal. “O CPF é codificado antes de ser repassado para a dunnhumby e para os fornecedores. Nós recebemos um código”, afirma Aarújo.
Origem da dunnhumby
A dunnhumby foi criada pelo casal Clive Humby e Edwina Dunn em 1989 como prestadora de serviços para a cadeia inglesa de supermercado Tesco em uma época em que os computadores ainda não tinham capacidade para processar um número gigantesco de operações, como as realizadas diariamente pelos supermercados, que vendem trilhões de unidades de bens de largo consumo, de pasta de dente a batatas.
Clive criou um sistema algorítmico que permitiu à Tesco desenvolver seu programa de fidelização dos consumidores, considerado um dos melhores do mundo no varejo.
Fonte: Claudia Facchini, de São Paulo/IG
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