8 de julho de 2011

ELETRÔNICOS COM DESCONTO QUE CHEGAM A MAIS DE 80% !!!

ELETRÔNICOS ALAVANCAM EM SITES DE COMPRA COLETIVA
CAMILA DA SILVA BEZERRA
Baseados em experiências bem-sucedidas com descontos para hotéis, restaurantes, tratamentos estéticos e uma série de outros serviços, sites de compras coletivas passaram a investir também na venda de eletrônicos com promoções que reduzem o valor dos produtos em até 84%.
Hoje, internautas puderam adquirir smartphones com 50% de desconto. De R$ 600, os celulares passaram a custar R$ 300. Há ainda tablets e netbooks também com abatimento de 50%, que de R$ 600 saíam por R$ 300.
Vendidos por R$ 1,3 mil em lojas online, videogames podiam ser encontrados por R$ 885, uma diferença de 30%. Já filmadoras eram comercializadas pela metade do preço, de R$ 800 por R$ 400. Em alguns casos, o pagamento chega a ser parcelado em até 18 vezes.
Segundo Florian Otto, presidente do Groupon, o site passou a oferecer produtos de última geração para atender à demanda dos consumidores. “Tablets vendem muito bem, pois já chegamos a vender cinco mil unidades deles e oito mil celulares”, diz.
Pelo menos sete empresas que atuam no ramo passaram a vender esses produtos que, segundo a consultoria de comércio eletrônico e-bit, aparecem no topo da lista de desejos do consumidor.
Tendência
Para Cláudio Felisoni, presidente do Programa de Administração de Varejo (Provar) da FIA, a tendência é que os sites de compra coletiva ofereçam ainda mais eletroeletrônicos. “Há uma queda dramática nos custos de produtos como os eletroeletrônicos e os de linha branca (como geladeiras e micro-ondas) e os sites de compras coletivas criam uma vantagem, pois o preço é o fator decisivo nas aquisições pela internet.
Então as vendas tendem a crescer muito, não só as compras coletivas, mas também nas individuais (feitas em lojas virtuais)”, explica.
Celulares, que são os produtos mais oferecidos, podem ser encontrados com até 84% de desconto, porém são comercializados junto com plano pós-pago e fidelização, condição que desagradou ao técnico em informática Emanuel Cunha, 26 anos.
“Os sites não deixam as informações muito claras. O aparelho custava em torno de R$ 400 e era vendido por R$ 90. Só descobri que tinha fidelidade quando liguei para a empresa a fim de pedir informações”, conta.
Marcos Diegues, assessor da Fundação Procon, observa que o consumidor deve ficar atento ao valor do produto e fazer comparações. “O preço com desconto oferecido já é o preço real em outros lugares. É só uma forma de promover o fornecedor, o que caracteriza propaganda enganosa, feita com má fé”, alerta.
Problemas
Apesar do desconto, a funcionária pública Mônica Del Campo Cordeiro, 43 anos, não ficou satisfeita com a filmadora que adquiriu. “Para mim não valeu a pena, pois comprei o produto para dar de presente para minha filha em outubro e só o recebi agora em julho”, reclama.
Para Robson Tavarone, especialista em compras coletivas e marketing digital e dono do site Ótima Oferta, comercializar eletrônicos cria um problema maior do que anunciar serviços. “O máximo que pode ocorrer com o serviço é ter de devolver o dinheiro em caso de mau atendimento. Já com os eletrônicos, o site de acaba sendo corresponsável pelo que está sendo vendido”, diz.

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