18 de setembro de 2011

Valorização dos funcionários melhora resultados sem gastos.


Modernização da empresa passa pela valorização dos funcionários


Antes de ganhar o cliente, o empresário precisa conquistar os funcionários. Pelo menos essa é a avaliação da psicóloga e consultora de Recursos Humanos (RH), Maria Paulo Astrauskas.


Antes de ganhar o cliente, o empresário precisa conquistar os funcionários. Pelo menos essa é a avaliação da psicóloga e consultora de Recursos Humanos (RH), Maria Paulo Astrauskas.

Segundo a psicóloga, algumas empresas com mais de 20 anos de mercado receberam propostas para adotarem em benefício das relações humanas. A idéia era transformar antigos funcionários em parceiros.

Competitividade
"Uma missão que muitas empresas não conseguiram cumprir", revela Astrauskas. "Outras não acreditaram e não iniciaram este processo e hoje, se ainda sobrevivem, não são competitivas".
Ela aconselha à gerência e à diretoria que pesquise os novos modelos de gestão adotados por outras companhias para, assim, manter-se atualizada.

Um começo seria investir em quem trabalha na organização por meio de treinamentos e incentivando a motivação e a liderança. "Incluindo-lhes o espírito empreendedor e oferecendo-lhes uma cultura de que todos devem ser considerados como parceiros e não cumpridores de tarefas", indica a especialista.

Gestão de Pessoas
Outra alternativa é buscar assessoria interna ou externa para revisar todas as áreas da empresa, a começar por RH; que assumiria o processo daquilo que ela chama de "Gestão de Pessoas".

A especialista acredita que somente quando o desenvolvimento interno se der por meio da credibilidade e ética será possível promover a união de todos para estabelecer as relações necessárias para que a empresa se modernize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário