4 de abril de 2012


Como melhorar o cadastro da minha loja?

Por Redação SM - 31/01/2012
Ivo Mbn, assistente depart. fiscal, supermercado em Jequitinhonha, Minas Gerais
  • ( 52 avaliações)
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A
  • A+
Os supermercados começaram a investir em sistemas de gestão e em pessoas para garantir que o cadastro de produtos seja mais eficaz. Tanto é que, em algumas redes, o cadastro está se transformando em um setor voltado à inteligência de mercado. Atualmente, os profissionais têm conhecimento mercadológico para atuar na introdução de novos produtos e fornecedores. Eles também são responsáveis por coordenar as pesquisas de preços realizadas na concorrência, administrar essas informações, apoiar promoções e preparar tabloides.
O Grupo DMA, com lojas em Minas Gerais e no Espirito Santo, foi uma das empresas varejistas que ampliou as responsabilidades do pessoal do cadastro. Lá, a área também cuida da gestão do estoque. Com isso, o setor ganhou autonomia e, ao contrário do que ocorria antes, foi separado da área comercial em função de algumas reestruturações.
As mudanças começaram com a implementação da solução SAP de varejo, integrando todas as áreas da companhia, inclusive a de cadastro. É essa integração das informações que permite à equipe de cadastro do Grupo DMA assumir novas responsabilidades.
Mas foi na área tributária que a rede alcançou o maior benefício. Praticamente eliminou o retrabalho provocado por informações erradas transmitidas ao fisco e aumentou a produtividade. Antes, primeiro eram cadastrados os produtos e depois a equipe corria atrás dos dados sobre impostos. Hoje, é o contrário. Se não conseguem os dados referentes aos impostos, o produto não entra no sistema. Entre as informações necessárias estão as taxas de cada produto, regras fiscais – como créditos –, se tem substituição tributária, algum tipo de isenção, entre outras. Isso é muito importante principalmente para as redes que têm lojas em mais de um estado, já que a legislação pode ser diferente em alguns casos.
Informações tributárias equivocadas levam o supermercado a calcular incorretamente o valor dos impostos a serem pagos. E isso é ainda mais crítico porque as empresas precisam realizar o Sped, que é a escrituração eletrônica de documentos fiscais diretamente para a Receita Federal. Ou seja, é o relato aos órgãos públicos de toda a movimentação feita pela rede. Se houver divergências, é necessário justificar, além de estar sujeito a multas.
Leia mais sobre: Cadastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário