16 de junho de 2013

Supermercados alavancam crescimento do varejo

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no último ano, o setor de hipermercados e supermercados foram os principais responsáveis pelo crescimento do varejo brasileiro, registrando aumento de 8,3% no faturamento, o que representa uma quantia de R$ 243 bilhões.
O varejo supermercadista soma atualmente 83,6 mil lojas em todo o Brasil (1,9% de unidades a mais que em 2011), empregando 986 mil profissionais, sendo que 18 mil vagas foram geradas apenas em 2012, sem contar os cerca de três milhões de empregos indiretos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ramo dos supermercados respondeu por 44,6% do varejo nacional, tendo alta de 8,4% no último ano, comparado com 2011.
Mas qual a razão para esse crescimento? Para os especialistas em economia, a força dos supermercadistas se dá pela elevação do poder de compra da população, já que nem mesmo o grande aumento nos preços dos produtos em 2012 foi capaz de diminuir as compras.
E para 2013, os planos são ainda mais audaciosos e apoiados pelo Governo Federal, que decidiu diminuir a tributação do PIS/ Cofins e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de oito produtos da cesta básica: sabonete, açúcar, creme dental, papel higiênico, manteiga,  carnes, café e óleo de soja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário