5 de julho de 2011

HIstória de Eike Batista - Vale a pena reler....muito inspiradora!

Eike Batista: O homem rico. Homem mais rico?

Em seu caminho para se tornar o homem mais rico do mundo, o empresário brasileiro tem o seu início em ouro aos 23 anos

http://images.businessweek.com/mz/10/08/600/1008_mz_14atthetable.jpg "Acreditamos que em cinco anos Brazill será a quinta maior economia do mundo" Paulo Fridman / Corbis
Eike Batista, conhecido como um homem de negócios fanfarrão e nenhum estranho para as fofocas colunas já está dito ser a pessoa mais rica do Brasil. Por causa da exploração de petróleo e seus interesses em um vasto número de outras empresas, ele pode muito bem se tornar o homem mais rico do mundo. Batista, um dos sete filhos de um funcionário governamental de alto nível, tem em ouro em uma idade precoce e, eventualmente, controlada minas do Chile para a Rússia. Além disso, ele esteve envolvido em empresas de energia, água e aço. Agora Batista está apostando que o Brasil será uma potência de petróleo.

 

CHARLIE ROSE

Quinze anos a partir de agora, o que você quer ter alcançado?

Eike Batista

Acreditamos que em cinco anos o Brasil será a quinta maior economia do mundo. E nós somos apenas uma das muitas empresas ajudando o Brasil a crescer. Obviamente, as descobertas de petróleo irão [trazer enormes mudanças]. Estamos falando de 100 bilhões de barris de óleo recuperável.
 
Seu pai é um brasileiro muito distinto.
O que eu aprendi com meu pai está a pensar grande. Há um filme chamado Engenheiro do Brasil, e é sobre ele, porque ele construiu parte da [do país] infra-estrutura ferroviária, portuária super navio de minério de ferro para a Ásia. Mas fui educado pela minha mãe porque meu pai estava muito ocupado. Ela era alemã, de Hamburgo, e ela me ensinou disciplina e cuidar dos outros.
 
Você foi educado na Alemanha?
Basicamente, para o meu 12 º ano, fui educado no Brasil. Então eu morava na Europa, seguindo o meu pai, que era internacionalizar CVRD [Companhia Vale do Rio Doce, agora Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo].
 
Aos 23 anos você voltou ao Brasil e começou com uma mina de ouro na Amazônia.
Inicialmente, eu comecei uma empresa de comércio para comprar o ouro e vendê-lo. Depois de um ano e meio, lá estava eu ​​em 23, com US $ 6 milhões na minha mão. E as margens estavam indo para baixo porque a concorrência começou a entrar dentro Eu disse: "Eu tenho que me reinventar. Por que não comprar um desses ricos e pick-pá-minas e mecanizar-lo?" Em 1983, tive meu primeiro ouro do Brasil aluvial mecanizada correndo na selva amazônica. Eu subestimei o tempo, condições técnicas, doenças, logística, mas em última análise, a mina era tão rico, que era à prova de idiotas, porque ela sobreviveu a todos os meus erros.
 
Assim, a moral é, se você vai assumir um risco, certifique-se a recompensa no final é suficiente para justificar os problemas. Era o princípio o mesmo quando você oferece para os locais de exploração de petróleo na costa do Brasil e assumiu grandes riscos?
O mesmo princípio. Mas você sabe, com o tempo você aprende que o conhecimento é importante. Então, eu contratei uma equipe de executivos de [a empresa petrolífera estatal brasileira] Petrobras que tinha grande conhecimento. Encontrar petróleo é uma ciência multidisciplinar. Você precisa de um monte de gente, estatísticos, engenheiros e geólogos, é claro. E o que eu aprendi nos últimos 30 anos é que eu leio as pessoas melhor do que eu ler livros. Então, eles me mostraram que eu poderia ter um índice de sucesso de 60%: Se eu gastar R $ 1 bilhão de dólares, pelo menos $ 600 milhões seriam potencialmente encontrar riquezas. O que fiz foi colocar até US $ 1,3 bilhão para participar do leilão e ... a partir de hoje, tivemos 100% de sucesso. Todos os poços que perfuramos desde agosto do ano passado foi um sucesso. Brasil vai produzir 5 milhões ou 6 milhões de barris de petróleo por dia.
 
Houve um período em sua vida quando você era um piloto de lancha. O que foi aquilo?
Eu queria um título internacional, e percebi que não poderia fugir Ben Johnson nos 100 metros, então eu disse deixe-me colocar alguns motores atrás de mim. Eu ganhei o campeonato brasileiro, então o campeonato mundial eo campeonato americano. Eu tenho todos os títulos que eu queria e saiu. Eu não queria morrer, e meu filho mais velho nasceu. Altera o seu perfil de risco.
 
Fazer um pouco de psicologia para mim. Você tinha um pai famoso, você foi casada com um ex-womana conhecido modelo de capa de Playboy. Houve um pouco de você que disse: "Eu tenho que encontrar uma maneira de deixar minha marca, e eu vou tornar o homem mais rico do Brasil"?
Sim, é parte da psicologia, sem dúvida. Eu fui educado a pensar que talvez o Brasil trabalha, talvez não. Mas eu decidi que vou fazer este trabalho país para os meus filhos. Estou investindo todo o meu esforço agora em fazer do Brasil um grande país.
 
O que poderia ser o seu patrimônio líquido nos próximos 10 anos?
$ 100 bilhões. Mas o importante é que o Brasil é a estrada para isso. Você sabia que a China já ultrapassou os EUA como nosso maior parceiro comercial? China tem uma demanda infinita de petróleo, alimentos e minério de ferro. A maioria das coisas que os chineses necessidade que temos em abundância e pode exportar. Em 800 dC, os chineses tinham metade do PIB do mundo. Nos próximos 20 ou 30 anos, eu acho que eles estão de volta a 50% do PIB do mundo.
 
Nesta nova ordem econômica mundial, o que é o futuro de os EUA?
Do lado de fora, vejo impasse político. Você tem que começar a pensar fora da caixa. Eu acredito na democracia, mas deixe-me dizer-lhe algo que poucas pessoas percebem: No Brasil, nosso presidente pode implementar medidas de emergência por seis meses. Isso é exatamente o que ele fez quando o mundo começou a ter problemas em 2008, e é por isso que o Brasil saiu [da crise financeira] de modo muito mais rápido que todos os outros.
 
Quando você olha para a América, o que lhe diz respeito, o que encoraja você?
Você está agora fortemente endividados como o Brasil era antes. Você tem que ser um pouco mais espartano. Nos últimos 20 anos que você se concentrou demais em bancos e finanças. Os melhores alunos foram para bancos ou escritórios de advocacia. Onde estão os engenheiros? Os americanos deveriam estar dirigindo carros elétricos, e você não está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário