15 de novembro de 2012


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Processo de seleção: a entrevista



Ao realizar um processo seletivo, conte com pelo menos duas entrevistas antes de escolher um candidato. Às vezes, a pessoa que você entrevista pela segunda vez nem parece aquela do primeiro encontro.
Na primeira entrevista o seu objetivo deve ser de limitar as opções de candidatos. Assim, escolha de cinco a dez perguntas para fazer a todos eles. Lembre-se que a primeira entrevista não precisa ser necessariamente longa. Tente realizá-la em um tempo de cinco a quinze minutos, no máximo. É importante que você defina algumas perguntas desqualificadoras para fazer aos candidatos. Veja alguns exemplos, a seguir:
• Conte-me sobre seu último (atual) emprego. Por que você saiu (quer sair)?
• O que acha que seus empregadores anteriores iriam dizer se fosse pedido a eles para identificar seus pontos fortes? E os fracos?
• Por que gostaria de trabalhar em nossa empresa?
• O que espera alcançar em seu próximo emprego que ainda não conseguiu?
• Como acha que pode se destacar frente aos outros candidatos dessa vaga?
Com a primeira entrevista você elimina os candidatos que não apresentam as características comportamentais ou conhecimentos técnicos indicados para o trabalho.
Já na segunda, seu trabalho será o de verificar quais são aqueles com melhor preparo para atender os desafios de sua empresa e do cargo. Nessa etapa do processo você terá que ser mais específico e checar todas as informações com muito critério e imparcialidade, sob o risco de não julgar precipitadamente qualquer um dos candidatos.
Fonte: Varejista

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