30 de outubro de 2011

Supermercados abrem vagas no final do ano em SP.


 
Vagas nos supermercados de SP devem crescer 3% neste final de ano
28-10-2011
Aberta a temporada de vagas temporárias nos supermercados. Em 2010 foram criados 10.984 postos por conta do tradicional aumento da demanda provocado pelo Natal. Para este ano, entre novembro e dezembro, o número deve crescer 3%, o que significa que 11,5 mil pessoas conseguirão colocação no setor supermercadista.
Levantamento da APAS (Associação Paulista de Supermercados) constatou que o crescimento de vendas projetado para as festas de final de ano deverá ser de 6%, em comparação a igual período de 2010.
O segmento emprega atualmente, no Estado de São Paulo, 240 mil funcionários. “A pesquisa constatou que 46% dos supermercadistas têm a intenção de elevar o número de empregados nos próximos meses”, afirma o diretor do departamento de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira.
O total de contratações, porém, poderia ser bem maior, se não fosse a falta de mão de obra qualificada. Os supermercadistas enfrentam dificuldade para encontrar pessoas que estejam aptas para ocupar cargos como operador de caixa e confeiteiro, por exemplo. O impasse é ainda mais expressivo nas vagas especializadas, como padeiro e açougueiro.
Para minimizar este problema, a Escola APAS desenvolve treinamentos específicos para o setor em todo o Estado.
Outro fator que impacta negativamente as contratações são os elevados encargos trabalhistas, que dificultam a contratação. “Vale ressaltar que, com mão de obra qualificada e menor incidência de encargos trabalhistas, o setor teria condições de absorver mais funcionários, já que possui deficit de mão-de-obra”, detalha Moreira. Site: www.portalapas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário