27 de fevereiro de 2012

Boas Propagandas " Não deixem de ver a da Honda abaixo "


 Importância da Emoção na Propaganda


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O Brasil é um país latino, e como todo país latino o lado emocional é muito importante e representativo. A nossa propaganda fez várias campanhas apelando para esse lado. Exemplos temos as campanhas do extinto Banco Real, da morte do telefone, meu primeiro sutiã, entre outras.
Nos últimos tempos, a propaganda tem feito comerciais que não exploram o lado emocional. São campanhas que geralmente abordam apenas os benefícios dos produtos/ serviços. Como o varejo se tornou peça chave para a propaganda, o mais importante se tornou informar sobre as funções, preço, etc.
Peguemos como exemplo o lançamento do Malibu da GM no ano passado. Como todos os sedans médios/ grandes, eles colocam um cara de terno para fazer o comercial. O comercial aborda as características e benefícios do carro, tais como a potência, o câmbio, o freio de emergência, e no final do filme um cara sai do carro e chuta uma bola. Não há nenhuma emoção.
Malibu, para quem não sabe, é a praia de Holywood, a praia dos famosos e milionários americanos – o dono da Oracle Larry Ellison tem 12 casas na praia. O carro parte de R$ 90 mil. Quem tem esse dinheiro sabe muito bem que o nome do carro remete ao da praia famosa. Eles podiam usar isso para lançar o carro, sair da mesmice de sempre usarem homem executivo nas campanhas de carros médios/ grandes. Podiam usar a música da banda Holechamada Malibu como trilhas. Enfim, as possibilidades eram enormes, mas preferiram ficar com o de sempre.
O estranho é que a própria GM lançou um filme extremamente emotivo em 2006 no lançamento do Prisma. No filme um homem encontra fatos marcantes em sua vida, como as coelhinhas da Playboy, o Chuck (do filme Brinquedo Assassino), Fofão, A banda de rock que ouvia na adolescência, entre outros. O conceito da campanha é o “Seu Primeiro Grande Carro“.
Outra marca que mexeu muito com emoções nas campanhas é a Apple. Todos se lembram do comercial de lançamento do Mac (1984), mas em 1997 eles lançaram um verdadeiro ícone da comunicação, a campanha Think Diferent. O comercial de lançamento na verdade era um manifesto para as pessoas que “Pensam Diferente
Here’s to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. 
The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo. 
You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them. About the only thing you can’t do is ignore them. 
Because they change things. They push the human race forward. 
While some may see them as the crazy ones, we see genius. 
Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do.
Recentemente uma campanha saiu da mesmice. No lançamento da nova moto Transalp, a Honda fez um comercial que é pura emoção.
No filme para a moto Transalp, a marca pergunta quando chegar o dia de em que viver só de lembranças, quais serão as lembranças:
Quando chegar o dia em que você viver apenas de lembranças, de que lembranças
Você vai querer viver?
Das escadas que não subiu?
Das praias que não mergulhou?
Das grutas que não desbravou?
Dos beijos que não roubou, ou se deixou roubar?
Das portas que não abriu?
Das histórias que não conheceu?
Das que não viveu? Das que não contou?
Viva.
Viva para ter o que lembrar.
Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
E são elas que te manterão vivo
A moto Transalp é uma big trail – moto de aventura, para trilhas, estradas de chão batido e asfalto. A ideia do comercial não é nova, já foi usada outras vezes, mas não deixa de ser muito bom, com uma produção impecável é tão bom que da vontade de comprar uma moto dessas.

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