16 de junho de 2012


Notícias

COMÉRCIO ELETRÔNICO AMPLIA FATIA NO SEGMENTO 15/06/2012
O comércio eletrônico vem ampliando sua participação sobre as vendas totais do varejo. Segundo levantamento da empresa de meios de pagamento online Braspag, pertencente a Cielo, o e-commerce já soma 2% das vendas consolidadas do comércio como um todo no Brasil. Em 2002, a fatia era de 0,35%. 

Essa expansão no período foi puxada principalmente pelo ingresso de grandes varejistas físicas, como Carrefour, Walmart e Casas Bahia, também nas vendas por meio da internet. Outro fator que contribuiu para a expansão da participação da rede sobre o varejo foi o crescimento das vendas de empresas puramente online. Hoje, essas varejistas sem operações físicas, como Dafiti e NetShoes, já representam 20% das vendas totais por meio da internet. 

Nos quatro primeiros meses deste ano, o volume das vendas de empresas apenas online avançou 127%, enquanto as empresas com operações também no mundo físico (multicanais) tiveram alta de 76%. 

Em termos de faturamento, porém, as empresas puramente online registraram um aumento de 89% das vendas, frente a uma alta de 85% das companhias com operações físicas também. Segundo o estudo, isso ocorre porque o tíquete médio das vendas multicanais é praticamente o dobro das que comercializam apenas na internet. 

Neste primeiro quadrimestre, o valor médio das vendas das empresas apenas online caiu 6%, para R$ 196, e das multicanal avançou 8%, para R$ 411. Por forma de pagamento, nas lojas multicanais há predominância do cartão de crédito, com 77% do volume das compras e 81% dos valores financeiros movimentados. No total das transações das multicanais, 14% são realizadas com cartão de débito e 12% por meio de boleto, enquanto em termos de receita 12% vem do boleto e 7% do débito. Já as varejistas apenas online concentram 99% das vendas por meio do cartão de crédito e 1% por meio do boleto bancário. (Diário do Comércio / AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário