10 de julho de 2012


06/05/2010

Como motivar meus funcionários?

Luiz Carlos Fernandes - gerente administrativo - Supermercado Bolshoi - Santos – SP
O conceito da palavra motivação é: motivos para ação. E, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é algo que permita intervenção de fora. Ela está dentro do ser humano e o papel da empresa é criar situações externas, que incentivem o profissional. Segundo Ana Cristina Limongi-França, autora do livro Comportamento Organizacional, a sensação de abandono é uma das principais razões de desmotivação entre os funcionários. E esse sentimento não é só no quesito remuneração, mas também em relação à atividade profissional.
O primeiro passo para iniciar um trabalho de motivação é reconhecer o problema. Segundo André Percia, presidente da Sociedade Latino Americana de Programação Neurolinguística, se seus funcionários já estão desmotivados o melhor caminho é dizer a verdade: “Confesse que a política da empresa estava errada, e convide os funcionários para uma efetiva participação nas mudanças. Assim, as possibilidades de conquistar a confiança do colaborador novamente podem aumentar”.
Para Djair Picchiai, professor de Gestão de Pessoas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a motivação deve ser desenvolvida individualmente. “Cada colaborador tem sua particularidade. Quando as ações são direcionadas para suas características, ele se sente mais cuidado pela empresa”, afirma.  Na prática, as companhias, principalmente os supermercados, cujas funções são muito repetitivas, podem criar um projeto de “job rotation”, em que os funcionários têm a oportunidade de aprender e exercer diferentes funções, essa é uma forma de enriquecer o trabalho do indivíduo.
Supermercado Querência, do Rio Grande do Sul, entendeu a proposta do professor Picchiai. Há 6 anos, eles desenvolveram um projeto de leitura para os funcionários. Segundo Ademir Favero, diretor da loja, a minibiblioteca fica em um espaço separado do local de trabalho, para que o colaborador possa descansar. Ele pode ler os livros nesse local ou levar para casa. Além disso, a empresa aposta na confiança, pois não há um funcionário cuidando dos livros, eles podem ser retirados a qualquer hora do dia. O diretor garante que a maioria sempre devolve.
A ação foi criada não apenas para motivar, mas também para qualificar. É o supermercado que compra os livros, mas também ganha de clientes e de feiras especializadas. Os títulos não são apenas voltados para negócios, eles também tratam de valores importantes para a vida do funcionário, como família e autoestima.
Informações:
Ana Cristina Limongi-França
(11) 5182-1806
Djair Picchiai
(11) 3799-3274

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