7 de setembro de 2012


Executivos seniores acham que ganham demais

Estudo mostra que, para 76% de CEOs e diretores entrevistados, a remuneração está muito elevada, e 81% consideram importante que os valores pagos sejam publicados

Valor Online 
Valor Online
Em época de crise econômica e grandes perdas financeiras de empresas, a tendência é que os salários milionários de altos executivos recebam cada vez mais atenção. Prova disso são os resultados de um estudo da Grant Thornton que aponta que a maioria dos executivos seniores admite que a remuneração dos líderes de empresas está muito alta, e que a transparência é essencial para companhias de capital aberto.
No mundo, 66% dos CEOs e diretores entrevistados pelo International Business Report deste ano acham que executivos seniores recebem salários exagerados, e 77% acreditam que, em companhias de capital aberto, a remuneração desses profissionais deve ser divulgada. No Brasil, os números são ainda maiores. Para 76%, a remuneração está muito elevada, e 81% consideram importante que os valores pagos sejam publicados.
Para o diretor de gestão de pessoas da Grant Thornton, Antoniel Silva, o Brasil está entre os países com maior remuneração executiva, consequência da pouca oferta de profissionais com as qualificações buscadas pelas organizações, o que faz os salários inflacionarem. "Muitas empresas com sede de crescimento contratam executivos muito caros", diz. Segundo o consultor, os profissionais brasileiros exigem pacotes até 30% maiores do que os oferecidos na Europa.
O levantamento, que engloba 2.800 empresas de 40 países, mostra também que os executivos acham que os acionistas precisam ter mais envolvimento na elaboração e aprovação das políticas de remuneração. No mundo, 67% concordam com a afirmação e, no Brasil, o número chega a 84%. Em um momento em que acionistas de grandes empresas europeias e americanas se voltam contra os pacotes de remuneração em assembleias, Silva diz que o baixo índice de desemprego faz com que a população não se atente para casos de remuneração executiva exagerada no Brasil.
Mas ele acha que a discussão ainda vai chegar ao país e deve envolver, inclusive, companhias fechadas. Para ele, apesar do tabu que ainda existe no Brasil quando o assunto é salário, chegará o momento em que essas empresas também divulgarão a remuneração de seus executivos mais importantes. "A ambição força a subida dos salários e as empresas às vezes esquecem as regras do jogo", diz. "No futuro, quando houver uma maior estabilização, a tendência é a publicação desses valores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário