11 de dezembro de 2012


Avanço | 10/12/2012 14:50

Vendas no varejo sobem 5,63% em novembro, apura CNDL

Vendas caíram, porém, em comparação com outubro, quando costumam ser impulsionadas pelo Dia da Criança

Célia Froufe, do 
Germano Lüders/EXAME.com
Distribuição do varejo
Distribuição do varejo: situação favorável da economia teria contribuído para queda na inadimplência de outubro para novembro, afirmaram técnicos da CNDL
Brasília - A facilidade de acesso ao crédito e a redução das taxas de juros ajudaram a alavancar as vendas do varejo no mês de novembro, na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com a CNDL e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil), as vendas subiram 5,63% em novembro sobre novembro de 2011. Mas em relação a outubro deste ano, houve queda de 5,31% no volume do comércio.
A explicação dessa diferença foi o aumento das vendas na comemoração do Dia da Criança, comemorado em outubro. "É natural que tenhamos uma queda no índice de vendas após uma grande festa no comércio", disseram os técnicos das entidades, por meio de nota divulgada nesta segunda-feira. Eles acrescentaram que dois feriados prolongados em novembro também ajudaram a diminuir o movimento do setor.
Inadimplência
A inadimplência no varejo subiu 0,58% em novembro sobre o mês de novembro do ano passado. Caiu, no entanto, 0,51% em relação a outubro deste ano. A leve alta anual, disseram os técnicos da CNDL, foi atribuída a condições favoráveis da economia, que levaram a um aumento do consumo, aliado a uma alta de crédito. Além disso, a redução da Selic e do IPI para alguns setores ajudou a alavancar as compras que podem ser realizadas de forma não planejada.
Já a redução do volume de calote de um mês para outro reflete, segundo os mesmos técnicos, a maior preocupação dos consumidores em não se endividar perto das comemorações de fim de ano. Eles salientaram que a injeção de recursos do 13º salário permite aos consumidores limpar seus nomes e honrar seus compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário