18 de outubro de 2011

Havaianas - História de Sucesso !!!


Havaianas
A história da Havaianas começa no ano de 1962. A marca de sandálias, lançada pela Alpargatas, foi inspirada em um típico chinelo japonês, feito com tiras de tecido e solado de palha de arroz. Por mais de 30 anos, de forma despretensiosa, a Havaianas fez parte do dia a dia de muitos brasileiros. Mesmo após ter caído no gosto do consumidor, somente em 1994 a marca lança o seu segundo modelo – a Havaianas Top. 

É nesse momento que a companhia começa a mudar o seu foco, tornando-se uma gestora de marcas. “Para fazer essa transição, a Alpargatas precisou trabalhar vários aspectos importantes, como a comunicação, a distribuição, a melhora de pontos de venda, entre outros. A empresa teve
que se adaptar para suportar novos desafios”, afirma Rogério Bastos, diretor de varejo da Alpargatas.

Dentro desse processo de reposicionamento, a abertura da primeira loja conceito da marca foi um divisor de águas, porque fez com que a Havaianas pudesse sair de ambientes mais convencionais e explorar novas formas de contato com seu público. E essa foi mais uma aposta acertada da marca. No Espaço Havaianas, a empresa conseguiu estabelecer uma relação entre o consumidor e a marca, fazendo com que ele tenha acesso a toda a coleção ou grande parte dela. “Foi uma
experiência interessante, um desafio. O Espaço Havaianas é uma loja única. Nós procuramos fazer um lugar que fosse democrático, porque essa é a história de Havaianas, uma marca que atinge várias classes sociais”, diz Rogério. 

Assim, a empresa segue com a expansão de sua marca no mercado brasileiro. Atualmente, a Alpargatas possui 154 lojas – entre franquias e próprias. “A ideia é expandir, sobretudo, as franquias Havaianas para outras cidades além do eixo Rio-São Paulo”, comenta o diretor de varejo da empresa. Com toda essa magia e investimento, a Havaianas continuará a encantar os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário