10 de março de 2012


Roteiros de bons exemplos

Por Fernando Salles - 2012
» APOIO À PAIXÃO LOCAL
O Bayer de Munique pode até ser o time mais rico e, atualmente, o mais vencedor da Alemanha. Mas nada que ofusque o fanatismo dos alemães por diversos outros times menos afamados. Na região em que está situada a cidade de Bonn, a preferência de muitos é pelas cores vermelha e branca do Colônia (F.C. Köln), equipe da cidade homônima, localizada a menos de 30 km de distância. Para atender esses torcedores, as lojas de autosserviço costumam revender artigos licenciados do clube, que disputa a primeira divisão da Bundesliga, a principal competição do país. No Real, uma parede inteira do setor de bazar expõe todo o fardamento da equipe, que atualmente coleciona resultados modestos, mas, no passado, já comemorou três títulos de campeão alemão.


» NA DÚVIDA, CARTÃO-PRESENTE
Quem nunca teve dúvida na hora de escolher um presente? O melhor a fazer nessas horas é optar por um cartão ou vale para ser trocado pelo produto desejado. No Brasil, a solução é mais popular em livrarias e lojas de CDs e DVDs, mas na Alemanha quase todos os supermercados comercializam o "geschenkkarte", ou cartão-presente. A ideia pode ser válida para sua loja, mesmo que ela não trabalhe com grande variedade de itens de bazar. Afinal, um bom vinho, uma cerveja especial e um chocolate de boa qualidade são ou não ótimas opções de presente?


» ILUMINAÇÃO E BOM VISUAL NO FLV
Simplicidade e beleza não precisam andar separadas, e a gôndola de hortifrútis do Rewe é um bom exemplo disso. Legumes e verduras são alocados em vascas simples ou até mesmo nas próprias caixas do fornecedor. A boa iluminação e o posicionamento inclinado é que ajudam a destacar cada variedade. No alto, um nebulizador contribui para destacar a ideia de que tudo por lá é extremamente fresco, posicionamento reforçado por cartazes que informam algo do tipo: "frescor é a nossa força". A exposição também facilita a localização dos produtos.


» ANTENAS NA FRENTE DE CADA CHECKOUT
Sistemas antifurto são fundamentais para o varejo em todo o mundo. Na Alemanha, as lojas do Real utilizam a clássica antena de alarme. A diferença em relação à maior parte dos super e hipermercados brasileiros é que elas não estão posicionadas na saída da loja, mas logo na frente de cada checkout. A iniciativa ajuda a inibir a ação de gente mal-intencionada e também facilita a abordagem em caso de furtos. No entanto, exige um número maior de antenas, o que eleva os custos. Segundo estudo da Universidade de São Paulo, os furtos por estranhos e funcionários respondem por 34,5% das quebras operacionais dos supermercados. É um mal que provoca grande impacto negativo no lucro e, portanto, merece investimentos.


» ESPELHOS CONTRA GOLPES NO CAIXA
Esconder produtos no carrinho, sem que a operadora de caixa registre a venda, é artimanha antiga dos espertalhões que insistem em aplicar golpes nos supermercados. Além do monitoramento por câmeras e dos sistemas de alarme, uma iniciativa barata ajuda a funcionária a ter certeza de que toda a compra foi registrada. Trata-se do simples posicionamento de espelhos acima dos checkouts para possibilitar visão total dos carrinhos. Por aqui essa técnica ainda é utilizada por muitas lojas com bons resultados.


» EXPOSITOR ILUMINADO E SEGURO
O supermercado Rewe dá amplo destaque aos alimentos perecíveis. Na área dos pães, muito apreciados pelo povo alemão, um expositor inclinado e com base de madeira ajuda a separar as diferentes variedades. Dentro de cada compartimento, um dispositivo de aço evita que os pães caiam no chão enquanto o cliente se serve. Além de mais cômodo para o consumidor, evita desperdícios. Os pães são geradores de tráfego na Alemanha e no Brasil.


» PREÇOS BEM SINALIZADOS
Nada de cartazes ou etiquetas pequenas. A rede Real informa o preço dos itens vendidos nas ilhas refrigeradas com sinalizadores grandes feitos de plástico. Eles são fixados dentro do expositor mas praticamente não ocupam espaço. E o melhor, não deixam o consumidor em dúvida sobre o valor praticado.


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