3 de outubro de 2012


Funcionários ajudam a selecionar colegas de trabalho

Por Rafael Faustino - 12/09/2012
  • ( 42 avaliações)
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A
  • A+
A adaptação de um funcionário a uma nova empresa é mais importante do que parece. Sobretudo no caso dos supermercados, em que motivação é sinônimo de bom atendimento ao cliente. Algumas redes acreditam que basta um treinamento básico e uma rápida explicação das funções no primeiro dia de trabalho para o colaborador apresentar uma produtividade igual à de quem já está na empresa há mais tempo. Mas não é bem assim. Por mais capacitado que seja, o profissional só vai render em suas atividades quando estiver à vontade com os demais membros da equipe e totalmente integrado à rotina de trabalho. 

Pensando nisso, a rede Tonin, com 6 lojas em Minas Gerais, adotou um procedimento diferente, que começa na seleção do funcionário. "Entendemos que só treinar não basta. Desde o ano passado, os colaboradores são sempre selecionados por uma equipe de loja, formada pelo gerente, pelo encarregado do setor e por um funcionário que será seu par no futuro”, conta Luis Tonin, presidente da rede mineira. Com isso, o novo funcionário já entra na loja aprovado pelos colegas com quem vai trabalhar. 

A integração dos novos colaboradores também mudou. A empresa introduziu uma avaliação, na qual o contratado é avaliado pelos encarregados do setor, que, por sua vez, são avaliados pelo contratado. Dessa forma, a rede acelera o aprendizado do novato. O Tonin realiza ainda treinamento em todos os setores: frente de caixa, hortifrútis e reposição de produtos, entre outros. 

Como resultado, a rede vem mantendo sua equipe motivada a ensinar os novos colegas sem resistência. O recém-chegado, por sua vez, já entra com tudo no ritmo da empresa. Ou seja, ao olhar com cuidado para o novo colaborador e administrar bem a equipe que irá recebê-lo, o supermercado só tem a ganhar em produtividade e satisfação dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário