25 de junho de 2011

Crescimento das Redes Locais (Supermercados)

Redes locais mais fortes

Elas não param de crescer. abrem lojas, reformam, adquirem redes menores, investem no mix e prometem não arredar os pés de suas terras. agora devem expandir para o interior. Saem de cena os hipermercados e ganham espaço lojas pequenas de bairro. Essa é a tendência para 2011 apontada por especialistas ouvidos por SM, especialmente no Sul do País. Para Reynaldo Saad, responsável pela área de varejo e bens de consumo da Deloitte, a pulverização de formatos menores, já bem marcante na região, tende a aumentar. “Como as capitais e cidades do entorno estão saturadas, as redes locais deverão ganhar capilaridade no interior”, acrescenta Fábio Silvestri, líder de varejo da Accenture para a América Latina.
O autosserviço do Sul é formado principalmente por grupos locais. E são eles que devem puxar a expansão nos próximos anos. Embora a presença de redes nacionais, como Walmart, seja significativa, não se observa o mesmo nível de consolidação do Sudeste. “O mercado é fechado e as redes que geram interesse dos gigantes não estão abertas à venda”, diz Saad.
Candidatas a aquisições não faltam. O Sul tem empresas sólidas, como a Cia. Zaffari. Líder no Rio Grande do Sul e 5ª no ranking nacional de SM, fatura por ano quase R$ 2,5 bilhões. A rede Muffato, 1ª no Paraná e 8ª no Brasil, embolsa R$ 1,9 bilhão/ ano. E o Angeloni, número um em Santa Catarina e 9º no País, coloca em seus cofres R$ 1,8 bilhão/ano. São apenas três exemplos. Existem empresas de todos os portes (veja nas tabelas), que chamam a atenção pelo desempenho. Mas há um grupo particularmente privilegiado, o das empresas que crescem há cinco anos consecutivos. O 40º Ranking de Supermercados de SM selecionou 79 companhias da região para analisar sua evolução desde 2005. Juntas, elas ampliaram a área de vendas de 662 mil m2 para 904 mil m2 no período. Em vendas, descontada a inflação, o aumento foi de 44,6%, contra 36,2% do autosserviço brasileiro. Algumas empresas deram saltos gigantescos. A rede catarinense Moniari dobrou de tamanho e teve alta real de 283%. A Peruzzo pulou de 8 para 19 lojas e elevou as vendas reais em 158%. E a Unidasul saiu de 18 para 46 filiais, aumentando a receita real em 109% (veja no quadro).

SANTA CATARINA
AS CINCO MAIORES
Class.
Empresas
Vendas em R$
2010
Nº de Lojas
2010
M² 2010
 1º
 A. Angeloni & Cia. Ltda.
 1.813.045.218,7
 21
82.318
 2º
 Giassi e Cia. Ltda.
 789.281.447,7
 11
45.600
Supermercado Archer S.A.
200.021.014,0
8
9.770
Koch Hipermercado Ltda.
180.573.106,3
6
13.000
Supermercado Manentti Ltda.
145.307.747,3
6
12.800
Fonte: 40º Ranking de Supermercados de SM
AS QUE MAIS CRESCERAM
Class.
Empresas
Alta Real % de Vendas 2010
Vendas R$ 2010
Nº Lojas
2010
Vendas R$ 2009
Nº Lojas
2009
-
Setor Brasil
7,1
203.900.000.000
ND
 181.200.000.000
ND
-
Região Sul
8,8
ND
ND
ND
ND
Koch Hipermercado Lltda.
48,7
180.573.106
6
115.582.942
4
Supermercado
Moniari Ltda.
44,8
47.959.527
6
31.523.523
5
Supermercado
Manentti Ltda.
30,8
145.307.747
6
105.733.870
6
Supermercado Myatã Ltda.
18,3
87.581.803
9
70.497.641
9
Supermercado
Germânia Ltda.
16,9
117.560.186
5
95.706.087
5
Mig Supermercado Ltda.
14,2
73.193.477
6
61.018.547
5
Giassi e Cia. Ltda.
13,8
789.281.448
11
660.411.630
10
A. Angeloni & Cia. Ltda.
13,6
1.813.045.219
21
1.519.731.805
22
Fonte: 40º Ranking de Supermercados de SM
ND – Não Disponível
Consideramos apenas crescimento real acima de 10% e empresas com faturamento superior a R$ 30 milhões/ano

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