Redes locais mais fortes
Elas não param de crescer. abrem lojas, reformam, adquirem redes menores, investem no mix e prometem não arredar os pés de suas terras. agora devem expandir para o interior. Saem de cena os hipermercados e ganham espaço lojas pequenas de bairro. Essa é a tendência para 2011 apontada por especialistas ouvidos por SM, especialmente no Sul do País. Para Reynaldo Saad, responsável pela área de varejo e bens de consumo da Deloitte, a pulverização de formatos menores, já bem marcante na região, tende a aumentar. “Como as capitais e cidades do entorno estão saturadas, as redes locais deverão ganhar capilaridade no interior”, acrescenta Fábio Silvestri, líder de varejo da Accenture para a América Latina.O autosserviço do Sul é formado principalmente por grupos locais. E são eles que devem puxar a expansão nos próximos anos. Embora a presença de redes nacionais, como Walmart, seja significativa, não se observa o mesmo nível de consolidação do Sudeste. “O mercado é fechado e as redes que geram interesse dos gigantes não estão abertas à venda”, diz Saad.
Candidatas a aquisições não faltam. O Sul tem empresas sólidas, como a Cia. Zaffari. Líder no Rio Grande do Sul e 5ª no ranking nacional de SM, fatura por ano quase R$ 2,5 bilhões. A rede Muffato, 1ª no Paraná e 8ª no Brasil, embolsa R$ 1,9 bilhão/ ano. E o Angeloni, número um em Santa Catarina e 9º no País, coloca em seus cofres R$ 1,8 bilhão/ano. São apenas três exemplos. Existem empresas de todos os portes (veja nas tabelas), que chamam a atenção pelo desempenho. Mas há um grupo particularmente privilegiado, o das empresas que crescem há cinco anos consecutivos. O 40º Ranking de Supermercados de SM selecionou 79 companhias da região para analisar sua evolução desde 2005. Juntas, elas ampliaram a área de vendas de 662 mil m2 para 904 mil m2 no período. Em vendas, descontada a inflação, o aumento foi de 44,6%, contra 36,2% do autosserviço brasileiro. Algumas empresas deram saltos gigantescos. A rede catarinense Moniari dobrou de tamanho e teve alta real de 283%. A Peruzzo pulou de 8 para 19 lojas e elevou as vendas reais em 158%. E a Unidasul saiu de 18 para 46 filiais, aumentando a receita real em 109% (veja no quadro).
SANTA CATARINA
AS CINCO MAIORES | ||||
Class. | Empresas | Vendas em R$ 2010 | Nº de Lojas 2010 | M² 2010 |
1º | A. Angeloni & Cia. Ltda. | 1.813.045.218,7 | 21 | 82.318 |
2º | Giassi e Cia. Ltda. | 789.281.447,7 | 11 | 45.600 |
3º | Supermercado Archer S.A. | 200.021.014,0 | 8 | 9.770 |
4º | Koch Hipermercado Ltda. | 180.573.106,3 | 6 | 13.000 |
5º | Supermercado Manentti Ltda. | 145.307.747,3 | 6 | 12.800 |
Fonte: 40º Ranking de Supermercados de SM
AS QUE MAIS CRESCERAM | ||||||
Class. | Empresas | Alta Real % de Vendas 2010 | Vendas R$ 2010 | Nº Lojas 2010 | Vendas R$ 2009 | Nº Lojas 2009 |
- | Setor Brasil | 7,1 | 203.900.000.000 | ND | 181.200.000.000 | ND |
- | Região Sul | 8,8 | ND | ND | ND | ND |
1º | Koch Hipermercado Lltda. | 48,7 | 180.573.106 | 6 | 115.582.942 | 4 |
2º | Supermercado Moniari Ltda. | 44,8 | 47.959.527 | 6 | 31.523.523 | 5 |
3º | Supermercado Manentti Ltda. | 30,8 | 145.307.747 | 6 | 105.733.870 | 6 |
4º | Supermercado Myatã Ltda. | 18,3 | 87.581.803 | 9 | 70.497.641 | 9 |
5º | Supermercado Germânia Ltda. | 16,9 | 117.560.186 | 5 | 95.706.087 | 5 |
6º | Mig Supermercado Ltda. | 14,2 | 73.193.477 | 6 | 61.018.547 | 5 |
7º | Giassi e Cia. Ltda. | 13,8 | 789.281.448 | 11 | 660.411.630 | 10 |
8º | A. Angeloni & Cia. Ltda. | 13,6 | 1.813.045.219 | 21 | 1.519.731.805 | 22 |
Fonte: 40º Ranking de Supermercados de SM
ND – Não Disponível
Consideramos apenas crescimento real acima de 10% e empresas com faturamento superior a R$ 30 milhões/ano
ND – Não Disponível
Consideramos apenas crescimento real acima de 10% e empresas com faturamento superior a R$ 30 milhões/ano
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