27 de novembro de 2011

Supermercadistas diversificam seus NEGÓCIOS.


Três redes apostam em negócios bem diferentes do varejo

Por Viviane Sousa - 23/11/2011

Em busca de ganhos cada vez mais altos, muitos supermercadistas têm ingressado em novos segmentos da economia. E versatilidade é o que não falta. As redes Sonda, Muffato e Zaffari são bons exemplos disso. Apostaram em setores, como o esportivo, o de comunicação, o de shopping centers e se deram bem. Veja: 
Sonda e os craques do futebolTorcedor fanático do Internacional de Porto Alegre e fã do Santos de Pelé, Delcir Sonda transformou um hobby num negócio para lá de lucrativo. Há alguns anos, decidiu investir em craques do futebol apenas para ajudar seu time. Hoje, o dono da rede Sonda, 24 supermercados em São Paulo, é um dos sócios da Delcir Ide Sonda, a DIS, uma das maiores agências do País, que empresaria jogadores.
 Faturamento Sonda Área de atuação Lojas varejo Outros negócios
R$ 1.5 bilhãoSão Paulo24 supermercadosAgência que empresaria jogadores

A DIS conta com escritórios em São Paulo e em Porto Alegre, onde tudo começou. O primeiro jogador comprado pela empresa foi Rentería, levado para o Inter. Foi um ‘presentinho’ de Delcir para seu time de coração. Em seguida levou Rafael Sobis. Pouco depois, resolveu dar um agrado ao Peixe, levando Tripodi, Quiñónez e Molina, mas nenhum deles deu certo no Alvinegro.
A primeira grande negociação foi Breno. A DIS comprou 30% dos direitos econômicos do zagueiro por R$ 600 mil. O São Paulo o vendeu por R$ 30 milhões, sendo que cerca de R$ 10 milhões foram para a DIS. A empresa também apostou em Paulo Henrique de Souza, o Ganso, do Santos. O atleta foi comprado por 2,2 milhões de euros, o equivalente a 45% de seu passe. Se algum clube europeu quiser tirar o meia da Vila Belmiro terá que pagar milhões de euros em multa.
E não é só. A DIS tem 40% do passe do 'menino de ouro' do Santos, Neymar, que custou 3 milhões de euros, no início de 2008. Hoje, o craque está avaliado em cerca de 200 milhões de euros. A partir daí, os lucros só aumentaram. Além de Delcir, Thiago Ferro e Guilherme Miranda dividem a sociedade da empresa. O grupo chegou a ter 130 atletas em seu portfólio, mas hoje conta com metade disso.
“Resolvemos primar pela qualidade e não pela quantidade”, disseram os empresários. Também reduziram a média de idade, que hoje está entre 16 e 18 anos. Os olheiros da empresa viajam pelo Brasil todo acompanhando torneios das categorias de base dos grandes clubes em busca de novos craques.

Muffato nas ondas da TV e do rádioO grupo Muffato tem mais de 40 anos de história no varejo paranaense e há 30 começou a explorar uma área bem diferente da de vendas, mas que também garante proximidade com o público. Estamos falando do setor de comunicação. Hoje, o grupo possui a TV e a Rádio Tarobá.
Faturamento Super MuffatoÁrea de atuaçãoLojas varejoOutros negócios 
R$ 1.9 bilhãoParaná e São Paulo33 supermercadosTV e rádio

Ambas emissoras têm produção própria e local. Seus sinais são transmitidos para cerca de 200 cidades do Paraná. Os programas da TV também são exibidos no Norte da Argentina e no Leste do Paraguai. Desde que foi ao ar, há 30 anos, a TV é uma afiliada da Rede Bandeirantes. Está no ar diarimente e sua grade conta com mais de 20 programas de variedades e jornalismo.
A rádio é FM e tem programação ao vivo. Seu estilo é jovem popular. Em sua grade constam mais de 15 programas, que mesclam notícia, entretenimento e muita música. A rádio também é conhecida no Paraná por promover shows com artistas populares.

Companhia Zaffari Ao todo, a Companhia Zaffari já inaugurou seis grandes shopping centers da rede Bourbon em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Conhecida por suas lojas mais sofiticadas, a rede não fez diferente quando decidiu explorar esse novo mercado. Todos os shoppings são modernos e estão localizados em bairros mais nobres, caso do Bourbon Shopping São Paulo, na Pompéia.
Faturamento Companhia ZaffariÁrea de atuaçãoLojas varejoOutros negócios
 R$ 2.4 bilhão Rio Grande do Sul e São Paulo 29 lojas Shopping centers

Inaugurada em 2008, a unidade tem 210 lojas, espalhadas por 51 mil m². Entre as âncoras estão um hipermercado Zaffari, C&A, Riachuelo, Renner, Fast Shop e Centauro. O shopping tem área de entretenimento diferenciada com salas de cinema no Espaço Unibanco e o Teatro Bradesco, onde são apresentadas peças e musicais. A capacidade é de 1.500 lugares.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário