28 de março de 2012

Economia


70% fogem dos juros e pagam seu cartão em dia


No Brasil, só 30% das faturas vão para crédito rotativo; no México, essa taxa atinge 70% das dívidas
A maioria dos brasileiros paga suas faturas do cartão de crédito em dia, e "foge" das altas taxas de juros cobradas no plástico que chegam a 288,3% ao ano.
Segundo levantamento feito pela consultoria britânica Lafferty, 70% das compras parceladas no país são pagas em dia. Apenas 30% das dívidas são "roladas" para o mês seguinte, para serem pagas com juros.
Com isso, o Brasil é um dos poucos países no mundo em que o cartão de crédito é mais utilizado como um meio de pagamento do que de financiamento do consumo, segundo o jornal "Folha de S.Paulo".
Nos EUA, cartão de crédito é praticamente sinônimo de rotativo. No México, o rotativo chegou a 84% das faturas durante a crise de 2009 e caiu para 73% em 2011.
Segundo a consultoria, o uso do cartão de crédito como meio de pagamento traz, porém, algumas consequências negativas para os consumidores. Uma delas é a alta taxa de juros do rotativo; a outra é que os custos do parcelamento sem juros no vareho são embutidos nos produtos.

Bola de neve
O cartão de crédito pode ser uma boa ferramenta, desde que usado com disciplina.
Segundo o professor de economia da Faculdade Trevisan, Alcides Leite, é importante que o usuário esteja ciente de que o preço da fatura deve caber no orçamento mensal. "Se atrasar e tiver que pagar juros, pode entrar em uma bola de neve. O cartão não pode servir para dar a impressão de crédito a mais", alerta.
A prioridade de quem se atrapalhar com as dívidas no cartão deve ser trocar o montante devido por uma opção mais barata de crédito, como um empréstimo pessoal ou consignado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário